Eleita em 29 de dezembro de 2010, por 6 votos a 3, e empossada no dia 4 de janeiro passado, a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Poxoréu, a 210 km de Cuiabá, já sofreu desfalques. O vice-presidente João Baco-baco e o 2º secretário Edson Tur renunciaram ao cargo porque o presidente Leônidas Machado Barcelos suspendeu a transmissão das sessões da Câmara pela rádio Sul-mato-grossense.
Na casa legislativa, local onde se esperava a prática democrática do diálogo e da boa política o impasse prossegue porque os demais vereadores não aceitam concorrer para os cargos vagos. Ninguém quer substituir as vagas na mesa diretora e há quem defenda a renúncia coletiva dos demais membros, a fim de possibilitar eleição de uma nova diretoria.
Segundo o Regimento Interno da Câmara Municipal, “Os membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Poxoréu serão eleitos em escrutínio aberto, mediante votação individual para cada cargo”. O mesmo Regimento Interno estabelece que, nas ausências, impedimento e afastamento, o presidente será substituído sucessivamente pelo vice-residente, pelo 1º secretario ou ainda pelo 2º secretario. Por determinação do artigo 19, vagando qualquer cargo da Mesa Diretora, assume o substituto legal, até o final do mandato da Mesa, procedendo à eleição para o cargo vago.
A rigor, de acordo com o regimento interno, somente haverá eleição geral para todos os cargos da direção se houver a renúncia coletiva de todos os demais membros remanescente da Mesa Diretora. (com João Batista Barbosa, pox.zip.net)
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho