Sandra Carvalho e Vanessa Lima
A secretária de Turismo de São Félix do Araguaia (MT), a 988 km de Cuiabá, Marinete Furtado Coelho lamenta que todos os investimentos para a Copa 2014 fiquem reduzidos à baixada cuiabana. “Nós também fazemos parte da Amazônia Legal e vamos em Cuiabá nos próximos dias para conversar com a deputadaTeté Bezerra e, se possível, pedir a intervenção do governador”, avisa.
Marinete Furtado, secretária de Turismo de São Felix (Foto: Vanessa Lima) |
Marinete observa que Teté Bezerra, secretária estadual de Desenvolvimento do Turismo (SedTur) conhece bem o Araguaia, sabe do seu pontencial e já viabilizou projetos para a região enquanto parlamentar. “Temos certeza que ela vai se sensibilizar e que são Félix pode ser bem projetada no circuito turístico de Mato Grosso. Tenho certeza que ela não vai esquecer da nossa região até porque ela é praticamente filha daqui como expressão política”, ressalta, disposta a discutir com Teté Bezerra (PMDB) e inclusive com o Governo Federal a liberação de recursos para o turismo no Araguaia.
Especificamente em relação a São Félix, a secretária de Turismo do município lembra que ele é polo turístico do norte do araguaia, e que a prioridade da prefeitura é o desenvolvimento de atividades em prol do turismo sustentável. “Mas pra isso precisamos de várias adequações em sua infraestrutura. Não estamos preparados para receber muitos turistas”, reconhece ela, frisando que o prefeito Filemon Limoeiro (PPS) é incansável na busca de recursos, principalmente na questão do asfalto, de melhorar o aspecto da cidade, viabilizar a construção de uma rodoviária e outras prioridades.
Marinete informa que o prefeito conseguir recapar as principais avenidas de São Félix. “Trabalhamos para organizar a cidade, deixa-la mais bonita para que todos cheguem aqui e fiquem encantados. Nosso recurso natural é vasto, temos um potencial turístico enorme, somos ricos em fauna, flora e com perfil para a pesca esportiva”.
Porém, pra falar que São Félix é uma cidade turística, a secretária reconhece que é preciso preparar a comunidade para receber de fato o visitante. “Cadastramos projetos nas esferas federal e estadual. Conseguimos asfalto no Ministério do Turismo e emendas parlamentares, temos ido a Brasília constantemente e a nossa meta é deixar São Félix melhor organizada para o desenvolvimento turístico”.
Sobra beleza natural no Araguaia, mas falta infraestrutura (Foto: Sandra Carvalho) |
A secretária lamenta que em Mato Grosso só se fale em turismo referindo-se à baixada cuiabana, Pantanal e Cáceres, enquano a região do araguaia, que ainda é preservada e pode desenvolver o turismo sustentável, nem é lembrada. “Vamos brigar por isso. Mato Grosso vai sediar a Copa, vai ter recursos e queremos fatia para que o Araguaia também seja inserido nesse roteiro turístico pró copa. A secretária Teté Bezerra já conhece nosso pontecial e vamos que parte desses recursos venham para cá”.
O Araguaia tem o produto, mas ainda falta muito para se transformar num pólo turístico. Tudo ainda é muito arcaico, falta estrutura para que as pessoas sejam bem recebidas. Em relação ao atendimento, a prefeitura está estudando uma parceria com Sebrae para levar cursos de qualificação nas áreas de hotelaria e gastronomia. “Logo após o carnaval vamos retomar as conversas com Sebrae e Senai e sei que o prefeito não vai medir esforços para garantir treinamento e cursos de qualificação para o desenvolimento do turismo em nosso município”, completa Marinete Furtado. (com Vanessa Lima, de O Repórter do Araguaia)
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho