Prefeito Filemon Limoeiro, de São Félix. (Foto: Vanessa Lima)

O prefeito de São Félix do Araguaia, região nordeste de Mato Grosso, Filemon Limoeiro criticou, durante audiência pública promovida ontem à noite no seu município para discutir a questão das queimadas na região, a falta de orientação técnica aos pequenos produtores. “Eu acho que deviam aproveitar essas audiências para informa-los sobre como tratar a terra sem a necessidade de queimadas”, sugeriu o prefeito, lamentando que durante todo nenhum dos participantes tenha se preocupado com isto.

Filemon lembra que foi o governo que colocou essas famílias nas terras com a orientação para desmatar e plantar. “Agora vemos o Ministério Público e a Sema só falando em punir”, criticou o gestor, lamentando que nada tenha sido dito sobre como evitar as queimadas durante a audiência pública.
Ele lembrou que o pequeno produtor não tem trator de esteira e nem de pneu, apenas motosserra para derrubar as árvores. “Nós temos que ensinar esse povo como fazer para desmatar sem queimar e também como recuperar a área já desmatada”, acrescentou Filemon, lembrando que a Prefeitura de São Félix, com apenas um trator, está evitando 241 focos de queimada no município. “Nós colocamos essa máquina para gradear para 241 famílias”, contou, observando que se o município tivesse mais um trator poderia contribuir ainda mais com a redução das queimadas em São Félix, considerado um dos que mais queimou em 2010.
“Se o governo federal tivesse reduzir a queimadas e dar qualidade de vida a esse povos.  O que nós queremos e fazer com que o pessoal que mora aqui não queime mais. Eles precisam de orientação e isso nós não vimos aqui (na audiência pública). Até agora ninguém falou nisso”, ressaltou, contabilizando que 80% dos focos de queimada que ocorrem no município são provocados por pequenos proprietários por falta de apoio técnico.
E completou:  “Peço a todos que estão aqui que façamos palestras nos distritos, porque lá é que está o foco, e lá que está o problema maior. O fogo não sai da cidade, sai lá do interior para onde devemos levar um conhecimento maior de como trabalhar a terra e corrermos atrás do governo federal para cumprir o que foi prometido, que é nos passar maquinários”.
Entrevista: Vanessa Lima, de O Repórter do Araguaia
Texto: Sandra Carvalho
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Leo Fernandes
9 anos atrás

Que fantástica essa reportagem, e o quanto de verdade falou esse Prefeito isso mesmo, é mais fácil punir do que informar e educar lamentável isso…