Novo secretário de saúde sairia de Cuiabá nos finais de
semana para ir a São Paulo.

A cada dia que passa piora a situação do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), a principal referência em urgência e emergência de Mato Grosso. Agora apenas nove dos 20 leitos da UTI Adulto estão funcionando porque faltam equipamentos. O setor de Pediatria está sem médicos visitadores e, para completar, o secretário de saúde do município Antônio Pires Barbosa também não estaria ficando em Cuiabá nos finais de semana. A Informação é de que ele viaja toda sexta-feira para São Paulo, onde reside, e só retorna na segunda.

Os problemas com leitos de UTI vem se arrastando já há alguns meses e a expectativa era de que o novo gestor da pasta, com vasta experiência em gestão hospitalar, encontrasse soluções para no mínimo impedir que a situação não se agravasse. No entanto, ao que parece os problemas aumentaram. Há cerca de 15 dias haviam 4 leitos de UTI desativados e condicionadores de ar pifados nas salas vermelha e amarela. Hoje já são 11 leitos parados e os aparelhos de ar condicionado ainda não foram consertados
Uma situação bastante preocupante é a falta de médicos visitadores para acompanhar o estado de saúde das crianças internadas na ala pediátrica. São médicos que não ficam dentro do Pronto Socorro, mas passam fazendo visitas para avaliar a evolução do quadro do paciente, mudanças na medicação e alta.
Sem a avaliação do médico visitador, o paciente pode continuar tomando medicação sem necessidade, permanecer mais tempo dentro do hospital quando já poderia estar em alta, ou, caso seu quadro se agrave, ficar sem a medicação adequada.
Sem um grande hospital público estadual em Cuiabá para atender pacientes do interior, o HPSMC continua arcando com toda a responsabilidade de socorrer e salvar a vida de pacientes graves. Além da superlotação, ainda há problemas pontuais, que seriam resultados da falta de planejamento.
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo Diamante
8 anos atrás

O Dr. Pires é mau caráter, não tem educação formal, não sabe se portar com as pessoas, especialmente com seus colegas. É incompetente, irresponsável e faz questão de esconder o Barbosa de seu nome . No Estado de São Paulo é muito conhecido, pois deixou merda em todos os lugares por onde passou, e em todos eles foi demitido. Penso que tenha ido para Mato Grosso para fugir daqueles que sequer podem ouvir seu nome, sendo eu um deles. Desafio quem queira me contradizer. Sinto muito este monstro ter caído nas graças dos Cuiabanos, que eu tanto admiro; tenho certeza… Read more »