Numa vistoria realizada hoje (16) pela manhã no Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá por nove técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Construção (CREA) diagnosticou o risco de explosão a qualquer momento por causa de falhas na cabine de entrada de energia. E para a acessibilidade, a comissão deu nota Zero ao Pronto Socorro.
Porta de entrada para casos de urgência e emergência, o Pronto Socorro já não suporta mais a demanda de todo o Estado. O prédio está passando por reformas, mas os problemas parecem maiores do que se imagina.
Em mais uma vistoria, a comissão aponta, no relatório preliminar, a possibilidade de ocorrer uma explosão a qualquer momento porque há falhas na instalação de luminárias, o que pode ocasionar a liberação de gases do gerador de energia.
Outro fator preocupante apontado pela comissão é a ausência de técnicos de plantão no Pronto Socorro para fazer a manutenção de equipamentos mais sensíveis, como os encontrados dentro das unidades de terapia intensiva (UTI). Se um desses equipamentos danificar e estiver mantendo, por exemplo, a respiração de um paciente, este corre o risco de ir a óbito porque não há um técnico o tempo todo dentro do hospital para as eventualidades.
A falta de rampas foi outro problema detectado pela comissão do CREA durante a vistoria. Um dos técnicos deu nota zero à falta de acessibilidade no prédio.
A comissão vai protocolar ainda hoje um relatório preliminar da situação no Ministério Público Estadual (MPE) por causa dos problemas que mais oferecem riscos e precisam ser solucionados imediatamente. O relatório conclusivo será entregue em 15 dias.
A Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) tem investido na reforma do Pronto Socorro, porém ainda há muitos problemas a serem resolvidos. O hospital sofre coma demanda excessiva e falta de leitos porque não há um hospital estadual em Cuiabá para atender todo o interior e no interior os serviços de saúde ainda são precários.

http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Cleide
11 anos atrás

Que vergonha prefeito de Cuiabá