O pano de fundo da cidade é o majestoso rio Araguaia. A 1.154 km de Cuiabá (MT), Santa Terezinha fica praticamente escondida num cantinho de Mato Grosso onde a natureza privilegiada ainda preserva paisagens incríveis. Dia 31 de março, o município completa 31 anos com muita festa e religiosidade. Isolado, parece nem pertencer ao Estado, quando poderia ser referência para o turismo em Mato Grosso.
O nome é em homenagem à santa padroeira da cidade, Santa Teresinha. O povoamento original teve início em ponto distante cerca de cinco km do atual centro da cidade com o nome de Furo de Pedra, mesmo nome do córrego de que servia à região. Por causa das inundações, o povoado foi transferido para uma área da Companhia de Desenvolvimento do Araguaia. Os posseiros teriam sido ameaçados e a companhia teria inclusive agido impiedosamente, usando tratores para demolir suas casas.
A Prelazia de São Félix e a Prefeitura de Luciara se empenharam em defesa da população de Santa Terezinha, formada de gente pobre, peões e posseiros. A Lei Estadual nº 3.758, de 29 de junho de 1976, criou o distrito. Em 4 de março de 1980, pela Lei Estadual nº 4.177, foi criado o município de Santa Terezinha.
PROGRAMAÇÃO – As comemorações começam dia 02 de março pela manhã com “Conhecimento do Patrimônio na Igreja Católica (Morro de Areia). À tarde, “Pernanda” das autoridades e representantes de entidade de classe no campo de futebol Celso Flores. À noite, evento cultural e religioso no barracão da comunidade. O primeiro dia será encerrado com baile animado pela Bando Ponto Com.

A quinta-feira, 03 de março, começa com alvorada organizada pela Igreja Católica, seguida de caminhada com concentração na entrada da cidade, missam e corrida à cavalo. A tarde, Maratona e à noite lançamento do livro da escritora Hilda Santos e entrega dos Títulos Cidadão. O Trio Copacabana, de Goiânia, faz show às 22 horas e a noite fecha com o grupo Centauros.


No dia do aniversário, 04 de março, alvorada com os motoqueiros (Moto Garças), oração campal com Pastor Braulino e  Café da Manhã Comunitário. A tarde Show de Calouros e  Modão com o Trio Copacabana e no final da tarde recepção do amigos de Santa Terezinha que chegam de barco vindos de outros municípios no cais da cidade. A noite a Banda Centauros encerra a programação com grande baile.
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 votes
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificação de
guest
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Anônimo

gostaria muito de conhecer esse paraíso escondido em nosso estado tão majestoso

Torpedo

Mato Grosso possui inúmeras cidades com grande potencial turístico com excelentes belezas que a naureza pode proporcionar. A deficiência fica por conta do acesso difícil, pouca divulgação e falta de hospedagem adequada para quem gosta de se aventurar. O Governo estadual poderia ao menos manter as estradas que tem asfaltadas para facilitar o acesso à cidades que muitas vezes estão entregues a própria sorte.