O pano de fundo da cidade é o majestoso rio Araguaia. A 1.154 km de Cuiabá (MT), Santa Terezinha fica praticamente escondida num cantinho de Mato Grosso onde a natureza privilegiada ainda preserva paisagens incríveis. Dia 31 de março, o município completa 31 anos com muita festa e religiosidade. Isolado, parece nem pertencer ao Estado, quando poderia ser referência para o turismo em Mato Grosso.
O nome é em homenagem à santa padroeira da cidade, Santa Teresinha. O povoamento original teve início em ponto distante cerca de cinco km do atual centro da cidade com o nome de Furo de Pedra, mesmo nome do córrego de que servia à região. Por causa das inundações, o povoado foi transferido para uma área da Companhia de Desenvolvimento do Araguaia. Os posseiros teriam sido ameaçados e a companhia teria inclusive agido impiedosamente, usando tratores para demolir suas casas.
A Prelazia de São Félix e a Prefeitura de Luciara se empenharam em defesa da população de Santa Terezinha, formada de gente pobre, peões e posseiros. A Lei Estadual nº 3.758, de 29 de junho de 1976, criou o distrito. Em 4 de março de 1980, pela Lei Estadual nº 4.177, foi criado o município de Santa Terezinha.
PROGRAMAÇÃO – As comemorações começam dia 02 de março pela manhã com “Conhecimento do Patrimônio na Igreja Católica (Morro de Areia). À tarde, “Pernanda” das autoridades e representantes de entidade de classe no campo de futebol Celso Flores. À noite, evento cultural e religioso no barracão da comunidade. O primeiro dia será encerrado com baile animado pela Bando Ponto Com.
A quinta-feira, 03 de março, começa com alvorada organizada pela Igreja Católica, seguida de caminhada com concentração na entrada da cidade, missam e corrida à cavalo. A tarde, Maratona e à noite lançamento do livro da escritora Hilda Santos e entrega dos Títulos Cidadão. O Trio Copacabana, de Goiânia, faz show às 22 horas e a noite fecha com o grupo Centauros.
No dia do aniversário, 04 de março, alvorada com os motoqueiros (Moto Garças), oração campal com Pastor Braulino e Café da Manhã Comunitário. A tarde Show de Calouros e Modão com o Trio Copacabana e no final da tarde recepção do amigos de Santa Terezinha que chegam de barco vindos de outros municípios no cais da cidade. A noite a Banda Centauros encerra a programação com grande baile.
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
gostaria muito de conhecer esse paraíso escondido em nosso estado tão majestoso
Mato Grosso possui inúmeras cidades com grande potencial turístico com excelentes belezas que a naureza pode proporcionar. A deficiência fica por conta do acesso difícil, pouca divulgação e falta de hospedagem adequada para quem gosta de se aventurar. O Governo estadual poderia ao menos manter as estradas que tem asfaltadas para facilitar o acesso à cidades que muitas vezes estão entregues a própria sorte.