Ontem no Conselho Estadual de Saúde a Universidade Federal de Mato Grosso viveu em poucos minutos momentos dignos de serem registrados em sua história:
Por um lado mobilizaram-se cerca de 500 alunos da UFMT, UNIC, UNIRONDON e UNIVAG, profissionais de diversos setores da saúde todos democraticamente lutando a favor da Saúde Pública e contra o modelo de privatização proposto pelo famigerado Secretário de Saúde Pedro Henry. 
A disputa era acirrada: voto a voto, de um lado instituições governamentais e privatistas de outro representantes dos trabalhadores e usuários do SUS que lutam pelo fortalecimento do controle social, com gestão democrática e participativa: proposta pelo SUS.   Diga-se de passagem esse tema foi amplamente discutido no Fórum ocorrido na UFMT, que contou na mesa com a participação de convidados desta instituição e o Dr. Angelo D’Agostini do Estado de São Paulo.
Neste primeiro Fórum, duzentos e sessenta participantes assinaram documento encaminhado à Reitoria, manifestando posicionamento CONTRA AS OSs NO SUS. A intenção inicial era de ampliarmos a discussão e amadurecermos o posicionamento da UFMT na representação que tem no Conselho Estadual de Saúde: Aconteceu que não houve ampliação do diálogo, simplesmente o VOTO DA UFMT JÁ ESTAVA DEFINIDO E FOI A FAVOR DA CONTRATAÇÃO DAS OSS NO ESTADO DE MATO GROSSO.  Se por um lado o voto da Reitoria envergonha os professores e alunos que lutam por uma Saúde Publica forte e digna, por outro temos alunos e professores conscientes e participativos que buscam a digna representação de sua voz e exercício democrático de sua cidadania nesta instituição.
O Movimento de Fortalecimento do SUS continua, dentro e fora desta Universidade. Novo Fórum está sendo organizado e todos estão diante mão convidados.
A sua participação neste processo é fundamental para todos.
                          Reinaldo  Mota
                                Prof. UFMT
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments