O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) ocupou nessa madrugada de 14 de junho de 2011 duas fazendas improdutivas em Mato Grosso na região Sudoeste do Estado.
Mais de 120 famílias estão acampadas dentro da Fazenda Rancho Verde, um latifúndio localizado no município de Cáceres. E outras 250 famílias entraram na Fazenda Mutum, município de Glória d’Oeste.
Essas são famílias novas na clientela da reforma agrária, conforme Genadir Vieira, da coordenação estadual do MST.
Ele explica que já houve ocupação nessas áreas, porém elas são estratégicas para o Movimento. “A Rancho Verde é improdutiva, fica bem próxima à área urbana; e a Mutum é muito grande, improdutiva também e fica ao lado da BR-174 de Mirassol”.
Genadir diz que as famílias entraram pacificamente na Fazenda Rancho Verde, antes do sol nascer e que por enquanto está tudo tranquilo no local.
Nilo da Silva, que também é da coordenação estadual do MST, explica que essas famílias estavam vivendo nas cidades próximas. “A maioria está desempregada e há muito tempo, passando muita necessidade”.
O MST está convocando outras famílias, que também estejam nessas condições e que queiram se juntar à luta por reforma agrária. “Estamos de porteira aberta nas duas fazendas”, avisa Nilo.
As famílias vão permanecer onde estão e chamar o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para negociar.
Conforme Genadir, homens e mulheres participaram da ocupação. As crianças serão levadas para as fazendas hoje à tarde.
Em NOTA PÚBLICA emitida para informar sobre as ocupações, o MST chama toda a população à luta por reforma agrária e contra o latifúndio, “pois quem produz alimentos neste país é a agricultura familiar que, mesmo sem os incentivos necessários, produz 75% dos alimentos que consumimos no Brasil”.
O MST acampou durante quase todo o mês de abril no Trevo Lagarto em Várzea Grande, para marcar as Jornadas de Lutas. Mas afirma que ficou isolado, sem o devido respaldo do Governo do Estado e do Incra.
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments