O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciou a liberação emergencial de recursos federais na ordem de R$ 5 milhões para dar apoio ao município de Colniza – 1.050 Km a Noroeste de Cuiabá. A verba atenderá também aos distritos de Guariba  e Três Fronteiras e outras cinco comunidades que estão isoladas por conta das fortes chuvas que atingem a região Norte de Mato Grosso. O anuncio do ministro foi feito durante reunião com o governador Silval Barbosa, em Cuiabá.
 Fernando Bezerra destacou também que foi definida a liberação de mais recursos da Secretaria Nacional da Defesa Civil na próxima semana. O valor, porém, não está definido. Segundo ele, o Governo ira elaborar em caráter de urgência um projeto das necessidades prioritárias na área de infraestrutura para desbloquear os acessos. “Ficou definido na reunião que a primeira ação deve ser a construção das novas pontes, e neste sentido, a preferência é que se construa pontes de concreto” – informou.  O documento, de acordo com o ministro deve ser entregue pelo Estado, no mais tardar, nesta quinta-feira, dia 17.
As localidades estão isoladas deste a última sexta-feira. A situação é fruto das fortes chuvas que elevaram o nível dos rios e destruíram as pontes da MT-418 sobre o rio Canamã, e da MT-206, rodovias que ligam o município ao resto do Estado. A queda da maior ponte de madeira da América do Sul, com 278 metros, ainda na MT-206, sobre o Rio Aripuanã também impede a passagem entre Colniza e o distrito de Guariba, a 200 quilômetros de distância.
O governador Silval Barbosa determinou à Casa Militar na última quarta-feira (09.03), que mobilize as secretarias de Segurança Pública (Sesp), de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), das Cidades (Secid), de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), em caráter de urgência para atender a população das localidades.
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments