Esgoto a céu aberto apesar de

obra ter sido aprovada em 2007.

Cerca de 80% das indicações aprovadas por vereadores de Cuiabá e deputados de Mato Grosso não saem do papel. Os presidentes de bairro da Capital sabem muito bem desta triste realidade. Os políticos encaminham cópias das indicações de obras de melhoria aos líderes comunitários, suas assessorias espalham releases contabilizando mais uma “benfeitoria”, mas a obra nunca aparece. Neste processo, quem leva a pior é o presidente do bairro porque os moradores, sabendo da aprovação da indicação, cobram dele a obra.

“É pura demagogia”, critica Carlos Roberto da Silva, o Carlão, presidente do Parque Atalaia. Nos quatro anos que está à frente da associação, já viu mais de vinte indicações para o seu bairro serem aprovadas na Câmara e na Assembleia Legislativa. Ele guarda todas as cópias de indicações aprovadas e não esconde a revolta.
Carlão, pres. do Parque Atalaia, tem mais de 20 indicações
aprovadas e que não foram concretizadas.

(Fotos: Sandra Carvalho)

“Há exceções, mas a maioria dos políticos aprovam as benfeitorias só ganhar pontos na comunidade, porém nunca se vê a obra”, frisa o líder, lembrando que o Ministério Público participou da elaboração do Orçamento Participativo, mas não tem feito nada para cobrar da Prefeitura e do Governo a realização das obras aprovadas em plenário.

Asfalto de avenida foi aprovado
em 2007 e até hoje não saiu do papel
Asfalto da Avenida P já deveria estar pronto há 4 anos.
Um exemplo clássico é apontado por Carlão. No dia 27 de fevereiro de 2007 a Assembleia Legislativa aprovou indicação do deputado estadual José Riva, então no PP, para obras de saneamento básico em todo o bairro e também 1 mil metros de asfalto em um das pistas da Avenida P.  Só o asfalto ficou orçado em R$ 371 mil, sendo que deste total a Prefeitura de Cuiabá entraria com contrapartida de R$ 70 mil . O Governo chegou a liberar uma parcela de 60 mil e se comprometeu a passar o restante depois da obra licitada. Nem a prefeitura entrou com a contrapartida, nem o Governo liberou o restante da verba. Já se vão 4 anos de promessa, espera e inclusive de constrangimento, porque Carlão é cobrado diariamente pela comunidade.
Resultado de licitação foi
até publicado.
Outro caso é ainda pior. Indicação do vereador Levi Levi foi aprovada no dia 11 de outubro de 2007 para asfaltar quatro ruas e completar o asfalto de outras cinco vias do Parque Atalaia. O resultado da licitação chegou inclusive a ser publicado em Diário Oficial, dando vitória à empreiteira Múltipla Construtora Ltda. Asfalto que é bom, até agora nada.
Maggi autorizou obra.
Por todo o bairro corre esgoto a céu aberto por falta de saneamento básico. “Não podemos obrigar os moradores a fazerem foças em suas residências porque nem todo mundo tem dinheiro pra isso e na verdade a rede de esgoto é uma obrigação do Poder Público”, ressalta Carlão, mostrando um relatório de associações de bairro de toda a cidade comprovando que apenas 20% das indicações aprovadas são realizadas.
Ele faz questão de ressaltar que em 2009 conseguiu implantar uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) no bairro e sem que fosse necessário algum deputado ou vereador aprovar indicação em plenário. A obra foi construída com recursos próprios da Secretaria de Saúde de Cuiabá e está beneficiando em torno de 10 mil moradores da região. “Quando o gestor quer fazer a obra, ele faz”, observa Carlão, frisando que a vida da comunidade muito muito, e para melhor, com a presença do PSF.

PSF foi construído sem necessidade de indicação, apenas
da boa vontade e compromisso do gestor.
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Carlao Atalaia
Carlao Atalaia
9 anos atrás

A comunidadedo Pq Atalaia, agradece que atraves desse seu Blog fica registrado o repudio do lider comunitario para com o poder publico,mostrando obras aprovadas e indicadas que nunca saem do papel,Blog este q teve coragem de mostrar, pois ja passei para varias televisoes(midia) que nunca tiverao coragem de divulgar,nós lideres comunitarios sao os primeiros q apanham os ultimos q falam,por causa dos poderosos homens q estao a frente tanto no estado e no municipio mandando e desmandando na midia.Indicaçoes existi sao ate aprovadas e elicitadas só q o dinheiro dessas obras vao parar no bolso ou nos cofres de que… Read more »