Fotos: Top News

Ontem (11) os índios Arara e Cinta Larga desocuparam as instalações da Usina Hidrelétrica Dardanelos de 261 megawatts, localizada município de Aripuanã (MT). Eles cobravam reivindicações feitas há a quase um ano e nunca atendidas pela Energéticas Águas da Pedra e governo.
Um acordo firmado entre Governo, Energética e ambas as etnias favoreceu para retirada da usina, A invasão aconteceu na ultima quarta-feira (8), onde os lideres indígenas reivindicavam seus direitos de compensação ambiental pelos impactos da obra.
Segundo o líder dos Araras Amazonildo Arara, cada etnia criará uma comissão de 10 índios para representá-los na reunião com o governo em Brasília, mas data ainda não foi definida. “O protesto foi pacifico e nada destruímos, simplesmente queremos que exerça os nossos diretos. Esperamos um entendimento entre ambas as parte, nosso povo anseia pelos recursos reivindicados”, frisou Amazonildo.
A Empresa Energética Águas da Pedra (EAPSA), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Dardanelos, informa que, após decisão liminar da Justiça Federal em Cuiabá, que concedeu a reintegração total de posse da usina, as etnias indígenas Arara e Cinta Larga fecharam acordo com a empresa, com o governo do Estado, com o Município de Aripuanã e com a Fundação Nacional do Índio (Funai) para se retirarem das imediações na usina.
O acordo prevê a realização de novas reuniões na Funai, em Brasília, e a criação de uma comissão para acompanhamento do cumprimento das obrigações assumidas pelas partes no Termo de Compromisso celebrado em julho do ano passado com as etnias. (Cleverson Veronse/Top News)


http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Patricinha ID
9 anos atrás

Passei para fazer uma visita e conhecer mais um blog conterrâneo. Mas gostei do seu espaço e já estou seguindo.

Beijos
http://www.patricinhaid.com