De 16 a 21 de agosto Cáceres se transformará na capital mundial do folclore com a realização do Festival Internacional de Folclore de Mato Grosso (FIFOLK/MT 2011), uma inciativa do Grupo Chalana, Federação Brasileira de Artes Populares (FEBRARP/MT) e comissão organizadora do FIFOLK/MT. Durante seis dias os grupos folclóricos representantes de países do Caribe, América do Sul, Europa e África se confraternizarão em uma grande festa cultural de fomento a paz mundial entre as Nações.
A programação do evento terá algumas inovações, mas de modo geral, se assemelhará a da edição passada com desfiles de rua, shows diários de dança e musica popular e folclórica, feira internacional artesanal e gastronômica, intercâmbios com a rede pública e privada de ensino, atividades com públicos infantis e da melhor idade, inclusive de outras cidades Mato-Grossenses, pretendendo-se logo após os espetáculos folclóricos noturnos, a abertura de espaços para shows musicais locais e regionais.
A Introdução dos Festivais Internacionais de Dança Folclórica em Mato Grosso se deu através da instalação de uma Delegacia do CIOFF- Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais, ocorrida graças ao trabalho desenvolvido desde 1992 pelo Grupo Chalana na divulgação Nacional da cultura Mato-grossense. Nos anos de 1994 e 1997, respectivamente foram realizados os memoráveis, I e II Festivais Internacionais de Folclore de Mato Grosso, ambos promovidos nas cidades de Cáceres e Cuiabá. Estiveram presentes representações Estaduais Brasileiras de Mato Grosso, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e de Países como Canadá, Polônia, Espanha, Rússia, Alemanha, Argentina, entre outros.
Entretanto, por motivos de ordem particular o delegado do CIOFF mudou-se de Estado, inviabilizando a realização de novas edições do Festival. Somente em agosto de 2010, treze anos depois, devido a nomeação do atual Presidente do Grupo Chalana, o Senhor Luiz Tolotti, como Delegado da FEBRARP, secção Mato Grosso, é que foi possível realiza-lo novamente, agora com a nomenclatura de FIFOLK/MT, que contou com a presença dos Países da Eslováquia, Bolívia, Peru e Paraguai  e é claro Brasil, representado pelos Estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso,  este último por intermédio de aproximadamente dez Grupos de dança locais e Regionais.
O FIFOLK/MT 2010 obteve repercussão e êxito surpreendentes, com a maciça participação popular, sendo registrada uma média de público de 10.000 pessoas/dia. Neste Ano de 2011, o Festival está previsto para acontecer de 16 a 21 de agosto, com sede em Cáceres e sub sedes em Barra do Bugres, Cuiabá e Rio Branco com as presenças confirmadas dos Países da Bélgica, França, Benin, Martinica, Argentina, Venezuela e do Brasil, representado por Mato Grosso e Pará.
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments