Cólicas, sensação de inchaço na barriga após as refeições, alternância entre diarreia e prisão de ventre, além da impressão de que a evacuação está incompleta após ir ao banheiro, são sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII), conforme explica o coloproctologista Mardem Machado, do Instituto Gastro e Proctologia Avançado (IGPA).

A SII é um conjunto de sintomas localizados na região intestinal, mas que não correspondem necessariamente a uma lesão ou inflamação na mucosa do cólon.

“Essa síndrome é frequentemente confundida, em razão de suas manifestações, com a intolerância à lactose ou ao glúten. O diagnóstico deve ser diferencial, para descartar problemas como intolerâncias, infecções e diferentes tipos de colite”, esclarece Machado.

Sendo facilmente confundida com outras doenças gastrointestinais, Mardem Machado orienta que quando o paciente sentir os sintomas com certa periodicidade, é necessário buscar orientação de um especialista.

“Sem o tratamento, a síndrome do intestino irritável pode causar transtorno em sua qualidade de vida”, destaca o especialista.

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments