Quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos, a mamografia contribui para a redução da mortalidade em razão do câncer de mama. Quem explica é o mastologista Pedro Fontes, por oportunidade do Dia Nacional da Mamografia, celebrada em 5 de fevereiro.

Segundo o especialista, isso acontece porque a detecção e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura e também porque a realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença permite uma abordagem menos agressiva ou mutiladora.

“O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor capaz de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início”, orienta Dr. Pedro Fontes.

E a mamografia pode fazer o diagnóstico do câncer de mama antes mesmo do exame laboratorial. A especialista em radiologia geral e métodos de diagnóstico por imagem das mamas, Hilda Menna Barreto explica que a mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo.

Por meio desse procedimento, é possível se detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina.

Dr. Pedro Fontes e Dra. Hilda Barreto integram a equipe de profissionais da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde que possui equipamento de Mamografia Digital Microdose, ou seja, com menor dose de radiação e menor necessidade de compressão. Equipamento de ponta que proporciona às pacientes um maior conforto, além da alta precisão no resultado do exame.

Espaço Mulher

A Vida também tem um espaço exclusivo e dedicado para cuidar da saúde da mulher. O Espaço Mulher é uma área reservada e somente mulheres podem entrar para fazer seus exames utilizando uma roupa exclusiva, prática e confortável.

E com a mesma roupa ela pode se deslocar entre uma sala e outra para fazer exames como a mamografia, ultrassom de mama e transvaginal, densitometria óssea sem ter que fazer isto na frente do médico ou da auxiliar. É um espaço para as mulheres se sentirem mais à vontade e confortável.

Dia Nacional da Mamografia

O Dia Nacional da Mamografia é uma data que objetiva sensibilizar mulheres sobre a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments