Nunca uma profissão esteve tão em evidência. Com o início da pandemia no Brasil, em março, os médicos se viram na linha de frente de um cenário comparável ao de guerras: hospitais de campanha, cargas horárias intermináveis e milhares de doentes colocando à prova até mesmo o fornecimento de equipamentos de segurança, com riscos para a saúde dos próprios profissionais da saúde.

Para celebrar o Dia do Médico, o GLOBO, com apoio da Afya, promove dois debates sobre o presente e o futuro da profissão. Especialistas da área de saúde estarão em dois encontros virtuais na próxima segunda-feira, dia 19 de outubro, às 9h e às 11h. As duas lives, com duração prevista de 1h20m cada, serão transmitidas nas redes sociais do GLOBO (Facebook e YouTube) e no site do jornal. Informações e inscrições pelo site diadomedico.oglobo.com.br.

Live 1 – 9h: O novo médico

Com o tema “O novo médico”, o primeiro debate virtual trata da incorporação das novas tecnologias e das novas habilidades que os profissionais devem desenvolver.

Descreve as mudanças que vieram para ficar, criando um novo modo de fazer, atuar e atender, com novos protocolos. O debate busca responder a perguntas como: o que precisamos aperfeiçoar na formação dos estudantes? Qual o futuro do ensino de medicina?

Participam: Natasha Slhessarenko Fraife Barreto, conselheira do Conselho Federal de Medicina; Romeu Domingues, cochairman do Conselho da Dasa; e Júlio de Angeli, VP de Inovação e Serviços Digitais da Afya.

Live 2 – 11h: Saúde mental

O segundo encontro, intitulado “A Covid-19 e a saúde mental dos médicos”, debate como melhorar, no cenário atual, a rede de apoio aos médicos, submetidos cada vez mais a jornadas extenuantes.

Participam do debate: Patricia Rocco, professora titular e chefe do Laboratório de Investigação Pulmonar do IBCCF/UFRJ e membro da Academia Nacional de Medicina e Brasileira de Ciências; Suzana Lobo, presidente da Associação Médica Intensiva Brasileira; Eduardo Moura, cofundador da PEBMED; e Walter Palis Ventura, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro.

A mediação dos dois encontros fica a cargo de Ana Lúcia Azevedo, jornalista do GLOBO.

Dia do Médico: Dra. Natasha participa de live promovida por O Globo

Fonte: O Globo

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments