Home Destaque Deize Águena, de professora de matemática a ícone da MPB e do...

Deize Águena, de professora de matemática a ícone da MPB e do samba

7
76

O projeto Mulheres da Roda de Samba conta com a participação da experiente artista cuiabana Deize Águena. Formada em Matemática, Deize Águena atuou nas salas de aula como professora para o ensino médio e superior, mas desde cedo já tinha relação com a música.

“Em 1998 eu passei a me apresentar como cantora popular em bares e eventos”, relata a cantora, levando sua marca com a música popular brasileira, sendo seu foco os grandes sambas afros.

De lá para cá, Deize Águena já se apresentou em diversos festivais e eventos como “Cartola 100 anos”, “Show Minha Missão – Cantando as poesias de Paulo César Pinheiro”, e “2º Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba – Ano Leci Brandão”, dentre muitos outros.

Entre 2000 a 2010 foi cantora do Grupo Vocal Candimba e Grupo Vocal Feminino Boca de Matilde.

Desde 2005 Deize Águena integra o TRIO BRASILIS, que em janeiro/2021 comemorou seus 15 anos de história se apresentando de uma forma bem diferente: um drive-in show, no estacionamento do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, realizado pela Lei Aldir Blanc MT Nascentes.

Em 2020, em meio à pandemia, quanto todos tiveram que se reinventar em novos formatos de trabalhos e apresentações, Deize Águena fez parte, como cantora e parceira, do IXPIA O FESTIVAL, sendo a 1ª edição em abril/maio, realizando 70 lives em 10 dias, e a 2ª em set/out com 200 lives em 40 dias.

Nesse período atípico, ela também se descobriu compositora.

Siga https://www.instagram.com/deizeaguena/ .

O projeto

O projeto Mulheres na Roda de Samba reúne produtoras, cantoras, compositoras e instrumentistas sob a coordenação das produtoras Liliane Nascimento e Luanda Taiana. Contemplando pela lei Aldir Blanc por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a iniciativa visa dar visibilidade a sambistas locais e fortalecer o movimento das mulheres nas rodas de samba.

Para tanto, está divulgando individualmente cada uma das integrantes por meio do Instagram, Fanpage e da mídia espontânea. A apresentação que marcará o fechamento do projeto ainda está sem data definida, mas ocorrerá dentro das normas de segurança de enfrentamento à Covid-19 e dos decretos vigentes.

Integram o grupo de sambistas do projeto: Deize Águena, Fadia Ravilã, Larissa Paddilha, Josita Priante, Bia Boreo, Rita Cassia, Mariana Borealis, Andréa Rosa Oliveira, Ju Grisólia, Juma Yara, Bia Scaff, Kalinca Nunes, Mônica Campos e Ana Juliene.

Para conhecer e acompanhar o projeto basta seguir no instagram https://www.instagram.com/mulheresnosambacba/ e curtir no facebook https://www.facebook.com/mulheresnosambacba .

5 2 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
7 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Maridilza Curvo de Aquino
Maridilza Curvo de Aquino
1 mês atrás

Parabéns querida amiga guerreira ! Você é uma vencedora e agrega mais mulheres nessa vitória . Orgulho de você !

Adams Moreira
Adams Moreira
1 mês atrás

Parabéns, devido a esses projetos que a nossa cultura não morrerá. Que venham muitos e muitos projetos a mais para somar.

Cristiano
Cristiano
1 mês atrás

Deize é um bálsamo em nossas vidas. Além de cantora, ela tem um trabalho social lindo, de incentivo à cultura do MT, de união entre as pessoas… tudo muito especial! E o Brasilis é show! Obrigado!

Abenil Cezarino Pinto
Abenil Cezarino Pinto
1 mês atrás

Sucesso merecido🎼🎤👏👏👏

Luiza Beatriz
Luiza Beatriz
1 mês atrás

Parabéns minha querida! Mto orgulho de ser sua amiga! Vc é incrível e faz acontecer! Brilha em tudo que faz!

Aranyn Campos
Aranyn Campos
1 mês atrás

Maravilhosa! Inspira muitas mulheres e artistas 👏🏾👏🏾👏🏾

Eliane Jaqueline Metzner
Eliane Jaqueline Metzner
1 mês atrás

Talento puro!