A comitiva de autoridades que foi há Brasília essa semana, para participar de diversas reuniões sobre o conflito de terras em Suiá Missu, vai expor hoje para as famílias instaladas na área, em reunião às 16hs no galpão da Igreja Católica do distrito de Estrela do Araguaia, o que foi decidido na capital federal.
Segundo a assessoria do prefeito Aldecides Milhomem de Alto Boa Vista, uma das cidades onde fica a área em disputa, a decisão da 5ª turma da 1ª região do TRF (Tribunal Regional Federal) é que a área pertence aos índios e eles devem reocupá-la, mas esse processo precisa ser feito com o mais absoluto cuidado para evitar conflitos.
Mas Rony Peterson ressaltou que essa ainda não é uma decisão absoluta, e que os envolvidos buscam uma alternativa pacífica para o problema, talvez destinar outra área para os índios, devido à degradação sofrida ao longo dos anos na gleba Suiá.
O Ministério da Justiça vai estudar a montagem de uma comissão formada em conjunto com a FUNAI (fundação nacional do índio) para avaliar a situação local e buscar uma solução.
E enquanto isso a desocupação prevista para ser feita pela polícia federal deve ser suspensa.
Devem participar da reunião hoje os prefeitos e vereadores da região, as familias instaladas na area, um representante do governo do estado, outros da Assembleia Legislativa, e do Ministério Público. (Leandro Trindade/Agência da Notícia)
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments