Fotos: Sandra Carvalho

 Um conjunto de máquinas agrícolas virou sucata no Cinturão Verde do Pedra 90, em Cuiabá, quando deveria estar atendendo as pequenas propriedades da região Assentados reclamam do abandono, da total falta de apoio da Prefeitura de Cuiabá e da situação miserável que a maioria vive, sem condições de produzir e comercializar.


Tratores, pneus, arados. Tudo coberto pelo mato, enferrujado, sem as mínimas condições de uso. Na gestão do então prefeito Wilson Santos, as máquinas foram adquiridas pela Prefeitura de Cuiabá e entregue à responsabilidade da Associação de Produtores do Cinturão Verde. Na parceria, a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo ficou responsável pela manutenção das máquinas e por pagar um operador.

Com o uso constante do maquinário atendendo os pequenos produtores, naturalmente que foram surgindo problemas mecânicos. Porém, como a Prefeitura não teria cumprido com a sua parte , sem manutenção o maquinário foi ficando encostado, até ao ponto de não terem mais recuperação.

O Presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do PA (Projeto Assentamento) 21 Abril, Gilson Roldão Benevides lamenta o descaso, principalmente porque a agricultura familiar está sem nenhum apoio e os moradores dos assentamentos estão praticando apenas agricultura de subsistência: plantam apenas para comer.
Desde 2004, quando a Prefeitura Municipal de Cuiabá, desativou a Secretaria de Agricultura, os problemas na zona rural de Cuiabá só aumenta, de acordo com Gilson Benevides.
“Hoje a Diretoria de Agricultura e Abastecimento não oferece assistência técnica ao produtor e os tratores estão sucateados”, reclama o presidente, ressaltando ainda que a maioria dos produtores, para completar, está com problemas no banco porque não aplicaram corretamente os recursos do Pronaf justamente por falta de orientação.

http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments