Membros do Conselho Estadual de Saúde se reúnem hoje (06), às 14h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. A pauta de discussão é a contratação de Organizações Sociais para gerir os Hospitais Regionais de Mato Grosso. Apesar da grande manifestação popular contrária ao novo modelo e mesmo antes do posicionamento oficial do Conselho de Saúde, o secretário de Saúde, Pedro Henry já declarou na imprensa que vai adotar as OS independente de qualquer coisa.

Médicos, enfermeiros, odontólogos e demais servidores da saúde já se manifestaram de forma contrária ao projeto, visto que abre mais brechas para a corrupção; problema endêmico que sucateia o Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque as OS não são obrigadas a prestarem contas ao Tribunal de Contas do Estado da utilização dos recursos públicos. 

Contudo, o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), deputados estaduais e o próprio secretário de Saúde têm ignorado o clamor da sociedade civil organizada, que foi às ruas protestar contra esse novo modelo no último dia 17; data em que uma audiência pública foi realizada na Assembleia Legislativa para discutir o assunto.

Interrompida pelo falecimento do Conselheiro Estadual de Saúde, Lousite Ferreira, em meio às discussões travadas pelos diversos segmentos da saúde pública e sociedade civil organizada, a audiência pública, que deveria ter continuidade nesta terça-feira (05), foi cancelada pelo presidente da Assembleia Legislativa, José Geraldo Riva, sem nenhuma explicação.
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments