As causas de diarreias crônicas, aquelas que duram por um período maior ou igual a 4 semanas, podem ser diagnosticadas por meio da colonoscopia, que é um exame endoscópico do intestino grosso, de acordo com o endoscopista e gastroenterologista Roberto Barreto, do Instituto de Gastro e Proctologia Avançada (IGPA).

O médico observa que a endoscopia geralmente é indicada para investigar se a diarreia crônica está relacionada a doenças inflamatórias intestinais como doença de Crohn, retocolite ulcerativa, doença celíaca e é, atualmente, um dos principais métodos de rastreamento do câncer de cólon e reto e câncer intestinal.

“A colonoscopia é um exame que permite ao médico analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do intestino delgado, em uma área que corresponde ao reto, ao cólon e ao íleo terminal”.

Normalmente o exame é realizado sob sedação para o conforto do paciente, permitindo ao médico a identificação, diagnóstico através de biópsia e, eventualmente, a retirada de lesões intestinais.

Indicações para a colonoscopia

– Câncer de cólon e reto ou pólipos
– Causa de sangue nas fezes ou hemorragia retal
– Analisar a causa de fezes escuras ou pretas
– Encontrar a causa de uma diarreia crônica
– Encontrar uma possível causa para anemia ferropriva
– Analisar a causa de uma perda de peso inexplicável
– Analisar o cólon após resultados anormais de um exame de fezes
– Acompanhar ou tratar a colite
– Procurar a causa de dor abdominal crônica
– Acompanhar pacientes portadores de pólipos.

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments