O acúmulo de lixo em ruas de bairros centrais ou periféricos de Cuiabá vem aumentando e dando à Cuiabá um aspecto de abandono e descaso com o meio ambiente. O problema é resultado da falta de uma política eficaz de coleta e destino do lixo e também da falta de consciência de parte da população.
Catador de sucata e filhas no lixão. |
Sem coleta de lixo regular, muitas pessoas jogam criminosamente o lixo de suas residências em áreas verdes e terrenos, principalmente na madrugada ou mesmo em plena luz do dia, certos da impunidade. Os lixões podem contaminar nascentes, córregos, lagos e rios e essa contaminação pode chegar nas residências e se transformar em doenças.
Odenir de Souza, de 41 anos, funcionário da Prefeitura de Cuiabá, cata sucata nesses lixões para vender e aumentar a renda da família. Suas filhas, de 6 e 7 anos, o acompanham nessa empreita, sem saber do risco que estão correndo ao ter contato direto com o lixo.
Perde a natureza, perde a própria população e a cidade, que ao invés de atrair visitantes, acaba fazendo com que saiam daqui com uma má impressão.