A partir do dia 1º de maio o Hospital Municipal de Alta Floresta, no extremo norte de Mato Grosso, não mais realizará cirurgias eletivas e nem fornecerá passagens e transporte de pacientes para outros centros. Serão mantidas apenas as cirurgias de urgência e emergência. A medida foi adotada neste final de semana pela Prefeitura após análise de relatório elaborado pela Secretaria de Saúde do município em conjunto com Secretaria de Finanças e Fundo Municipal de Saúde.
Com base no relatório, também ficou definida a interrupção de 50% do fornecimento de alimentação pelo Hospital, priorizando os pacientes, acompanhantes de crianças e de idosos e para o corpo de enfermagem em turno de trabalho coincidente com o fornecimento das refeições, e corte parcial dos repasses financeiros para o Consórcio de Saúde. 
Além dessas medidas, outras serão também adotadas em toda a pasta, como interrupção das reformas e ampliações de unidades que demandem gastos dos cofres municipais, redução de 30% dos exames de laboratório, Raio X e outros, corte dos telefones celulares, com exceção da Central de Regulação e dos médicos reguladores, limitação de uso dos telefones fixos, suspensão de lanches/cafezinhos no nível central da Secretaria de Saúde, no hospital  e nas unidades básicas de saúde.
Haverá mudança do horário de trabalho da administração da pasta para 6 horas diárias ininterruptas, suspensão de diárias e passagens para viagens de servidores, com exceção daquelas ligadas a programas específicos, com verba de uso restrito, tudo isso para se tentarem evitar as demissões de funcionários, a suspensão crescente de outros serviços e o fechamento total do hospital.
Nesta segunda-feira, 25 de abril, a prefeita  de Alta Floresta, Maria Izaura Alfonso (PDT) solicitou reunião, em caráter de urgência, com o Secretário de Estado da Saúde, Pedro Henry, com o objetivo de buscar uma solução para a crise que começa a se estabelecer na saúde pública de Alta Floresta, antes que problemas maiores venham a acontecer. (com Notícia Exata)
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments