Enquanto alimentos aproveitáveis vão para o lixo, muitos passam fome (Foto: Sandra Carvalho) |
O desperdício de alimentos nas feiras administradas pela Prefeitura de Cuiabá (MT) é um problema que não dá para aceitar diante das milhares de famílias carentes existentes no município e que às vezes passam fome. São cerca de 6 toneladas que vão diariamente para o lixo, sem que haja uma política eficaz de reaproveitamento. A pouco mais de 300 metros do lugar onde está sendo construída a Arena Pantanal, para sediar os jogos da Copa 2014, a cena de desperdício causa indignação.
Somente na Feira do Verdão chegam diariamente 15 toneladas de alimentos para comercialização. Só os que estão em perfeitas condições são vendidos. Os que apresentam pequenos “defeitos” são descartados e acabam indo para o lixo. Esse lixo fica nos fundos da feira, ao lado da Policlínica do Verdão.
Na verdade, é um amontado de alimentos que se misturam ao lixo jogado pelos próprios feitas e até por outras pessoas que ali depositam lixo doméstico ou de empresas, num total desrespeito ao meio ambiente e à população.
Pessoas necessitadas reviram o lixo em busca dos melhores alimentos. A cena é deplorável. Um local apropriado deveria existir na feira para que essas pessoas pegassem com dignidade as sobras.
O pior é que a montanha de lixo fica se espalha pela calçada e toma quase toda a rua por vários dias, até que a Prefeitura faça a coleta. E aí começa outro problema: o aterro sanitário de Cuiabá está com sua capacidade esgotada há meses e nenhuma solução concreta foi apresentada até agora para solucionar o problema.
Veja este vídeo rápido com cenas do absurdo:
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
Sandra,
Vou repassar esse absurdo, o retrato do que acontece em todo o país.
Ao ensejo, vejo que o seu blog cresceu e muito!
Acho excelentes as postagens de vídeos,
pois esses falam muito mais alto!
Quem duvidar poderá ver.
Parabéns e obrigada,
Eliana Crivellari