O sambista Vander Carvalho, carioca erradicado em São Paulo, lança neste sábado (16/11) o álbum “Quem anda com Deus Amém” no Monarca Bar, em Itaquera (SP), a partir das 16h. O cantor e compositor também comemora o seu aniversário ao lado de amigos e convidados.

Vander receberá no palco Ronaldinho Craque de Samba, André do Banjo, o grupo Lá na Favela, Quintal do Alex, Bate Palma Aí, China Pereira, Thiago de Hangô, Jardel, Keilla Regina, Yara Rocha, Sinval Corrêa, e ainda os professores de dança Dimi e Michelly.
O CD traz oito faixas que já vem sendo executadas nas rodas de samba. A primeira, “Santo Samba” (Vander Carvalho/Rogério Santos/Tchelo Santos e Vitor Pilares) tem a participação de Ronaldinho Craque de Samba (ex-Fundo de Quintal); “É fácil julgar” (Vander Carvalho/Rogério Santos/Silval Corrêa); “Mais além” (Vander Carvalho/Rogério Santos); “Malandro Poeta” (Rogério Santos/Vander Carvalho), uma homenagem a Serginho Meriti); “Meu partido é alto” (Vander Carvalho/Rogério Santos), com participação de Os Prettos.
Ainda traz “Quero achar uma saída” (Rogério Santos/Vander Carvalho/Ronaldinho Craque de Samba/Corvo; “Laços de amor” (Vander Carvalho/Ronaldinho Craque de Samba); “Maria Tereza de Lurdes (Rogério Santos/Vander Carvalho), com participação de Keilla Regina.
“Foi um ano de muito trabalho em equipe e o resultado vamos mostrar no sábado ao lado de grandes amigos. Estamos construindo uma carreira alicerçada na paixão pelo samba”, diz o músico, um dos autores de O Samba Merece Respeito gravada pelo Fundo de Quintal e por tantos outros e que hoje é um verdadeiro hino.
Vander Carvalho cresceu em Acari, no Rio de Janeiro (RJ), vendo seu tio tocar cavaquinho. Adolescente, começou a participar de batucadas com amigos de infância, porém apenas como observador.

Aos 18 anos um desses amigos, o Luciano Nascimento, o apresentou ao professor Ronaldinho, ex-Grupo Raça e cavaquinista do grupo Fundo de Quintal por 25 anos. Vander saia a pé diariamente de Acari para frequentar as aulas na Pavuna.
De aluno e professor, Vander Carvalho e Ronaldinho se juntaram para escrever sua primeira música gravada pelo Fundo de Quintal e que também contou com a parceria do compositor Luciano Nascimento, um dos fundadores do grupo Revelação, cujo título é Testemunhas do Amor.
Posteriormente, Vander, Ronaldinho e Luiz Carlos criaram outra música gravada pelo Fundo de Quintal que é o samba Merece Respeito, um dos clássicos do grupo mais tocado do país. A partir daí, teve a certeza de que havia nascido para o samba. O Fundo de Quintal também gravou Laços de Amor, outra composição sua com Ronaldinho. 
Vander ainda tem duas músicas gravadas por Vagninho, ex-Negritude, que são “Nossa parceria” – com a participação do Péricles -, e “As consequências do amor”.

O sambista carioca também tem três sambas de sua autoria gravadas pelo grupo Os Originais do Samba – que teve como integrante o saudoso cantor e comediante Muçum (Os Trapalhões): “Pai, meu herói, meu exemplo”, “É preciso acreditar e “Feliz demais”. Todas têm a participação de Rogério Santos, integrante do Os Originais do Samba, e com quem já compôs mais de 20 letras.
Acyr Marques, André Rocha, Sinval Corrêa ,e Serginho Procópio são outros parceiros do sambista carioca que também tem músicas gravadas pelo Mania da Gente, Gamação, Sassarico e grupo Ginga. Já são mais de 50 composições gravadas por artistas de diversos estados brasileiros.
Aos 47 anos, Vander Carvalho contabiliza participações em grupos tradicionais do samba como o Exporta Samba, fundado em 1969 pelo cantor e compositor Dominguinhos do Estácio, grupo Samba Confete, e do Pagode da Tia Gessy, no Cachambi, que completa 40 anos em 2018 e é considerado um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro e onde Vander Carvalho substituiu o cantor Xandy de Pilares.
Chamado de poeta por seus sambas suaves e românticos, Vander passeio do partido alto ao samba enredo. “Sou sambista”, define ele.
Em São Paulo, Vander Carvalho segue promovendo o samba por meio dos projetos Lá na Favela e O Samba Merece Respeito.
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments