Gestão de segurança do paciente, da qualidade na assistência e do risco na operacionalização do trabalho. Por ter alcançado alto percentual nestes indicadores, a clínica Vida Diagnóstico e Saúde, da cidade de Várzea Grande (MT), foi a primeira de seu ramo a receber o selo de qualidade do Programa Nacional de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (PNQ/Cofen).
A entrega foi feita nesta terça-feira (24) pelo coordenador nacional do PNQ, Cláudio Porto, os diretores do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT), Lígia Arfeli e Rodrigo Machado, e a coordenadora do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP), Flaviana Pinheiro.
Além certificar a instituição, o selo se estende à equipe de enfermagem, formada pelas enfermeiras Karine Manfrin,  Letícia de Souza Ferreira e Fernanda Donizetti Bastos, e pelas  técnicas Flávia Cristina de Arruda, Maria Isabela da Costa Ribeiro, Valdirene do Vale Maciel e Isamara da Silva Oliveira.
“Há cinco anos, era inimaginável uma clínica de diagnóstico por imagem ter o profissional de enfermagem se empoderando, sendo protagonista. Tivemos esta surpresa aqui em Mato Grosso, uma conquista ímpar, que precisa ser valorizada”, disse Cláudio Porto.
Diferente de outras certificações, o  Programa Nacional de Qualidade (PNQ) do Sistema Cofen/Conselhos Regionais também estende o selo de qualidade ao currículo individual. 
O PNQ foi lançado em julho do ano passado pelo Cofen. Segundo Karine Manfrin, o interesse da equipe em participar foi imediato, desde que conheceram o programa, por meio do Coren-MT. 
“Procuramos estar sempre muito ativos em tudo o que envolve a enfermagem. Desde o princípio, procuramos dar um enfoque no diferencial do atendimento humanizado pela equipe de enfermagem. Para nós, é um imenso orgulho ter conquistado este selo, não foi fácil, foram exigidas muitas coisas, mas acredito que a metodologia tem que ser aplicada desta forma”,  comentou ela, que é Responsável Técnica pelo Serviço de Enfermagem.
Para ela, a intenção do Cofen é mostrar os profissionais diferenciados, que levam a sério o trabalho, e que merecem respeito. “Nós estamos aqui para mostrar para as demais equipes, que trabalham sem ânimo, sem estímulo, que há esperança em uma enfermagem melhor, onde possamos mostrar, dia-a-dia a importância da nossa atuação no cuidado ao paciente”.
 A conselheira Lígia Arfeli falou sobre a satisfação de concretizar  a primeira certificação no Estado.”Sou apaixonada pela minha profissão. Adoro encontrar pessoas que partilham dessa paixão, sabem o quanto a enfermagem é um diferencial na equipe multidisciplinar, que só conseguimos qualidade quando trabalhamos em harmonia”.
Criada há cerca de dois anos, a Clínica Vida é o maior centro integrado de diagnóstico de Mato Grosso. Oferece serviços de laboratório, exames de imagem, vacinas e consultórios com 25 especialidades médicas, atendendo diariamente cerca de 600 pacientes de todo o  Estado, principalmente de Cuiabá e baixada cuiabana.
“Este é um reconhecimento de qualidade vindo do Cofen, uma instituição que tem credibilidade e sai na vanguarda de qualidade no Brasil. Isso é de um valor inestimável. a certificação é resultado do trabalho da equipe de enfermagem, que é agregadora e se esmera para ter qualidade”, disse o médico Roberto Barreto, sócio da clínica.
Fonte: Coren/MT

http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments