A Pet South America e a Pet Vet, realizadas de 21 a 23 de agosto em São Paulo, atrairam 27 mil pessoas e reuniram mais de 350 marcas. Diego Carvalho, diretor de Portfólio da NürnbergMesse Brasil, responsável pela realização dos dois eventos, comemora o sucesso das mais importantes feiras de negócios dos setores pet e veterinário da América Latina.
“Conseguimos bater todas as metas. No segundo dia de evento o público do ano passado já havia sido ultrapassado”, pontua Diego Carvalho, destacando também resultado da variedade de inovações apresentadas por todos os expositores.
A planta cresceu 40% se comparada a 2018, e foram mais de 30 mil metros quadrados de espaço ocupados por mais de 350 marcas nos dois eventos. “A gente está muito feliz em poder trazer conteúdo e inovação para o nosso público visitante por meio das nossas iniciativas como o Pet Desenvolve, que abordou a parte de tendência, marketing e empreendedorismo e o Pet Comportamento que foi um conteúdo dedicado ao comportamento animal”.
O evento reservou um pavilhão exclusivo para médicos-veterinários e zootecnistas, o Pet Vet. Lá, se encontram todas as tecnologias e soluções voltadas para clínicas, hospitais e laboratórios de medicina veterinária. Já o outro pavilhão foi dedicado aos groomers, distribuidores, grandes varejistas e profissionais de pet shops, que puderam encontrar os lançamentos voltados à nutrição de varejo, higiene e beleza, aquarismo, acessórios e serviços.
Diego Carvalho, diretor de Portfólio da NürnbergMesse Brasil, organizadora do evento
|
A Pet Vet também realizou o Congresso Veterinário Internacional que contabilizou mais de 72 horas de conteúdo, 90 palestrantes de representantes diversos países como Estados Unidos, Peru, Colômbia, Austrália e reuniu mais de 1.200 participantes.
Foi no Congresso também que aconteceu, pela primeira vez, o Pet Cloud Innovation Challenge. Com 50 inscritos, o desafio era reconhecer projetos inovadores dentro do setor veterinário. O vencedor foi a Pineal 5D, empresa que desenvolve implantes para animais com impressão em 3D.
Mercado em ascensão
A ascensão do mercado pet e veterinário vive tem levado a indústria a investir cada vez mais em inovações. “E ao mesmo tempo a cadeia de valor está entendendo que atrás de um bicho fofo e humanizado existe uma série de negócios que tem que ser feitos de forma adequada. Eu acho que o profissional está tendo uma onda de desenvolvimento, existe hoje uma série de atributos que fortalece esse mercado e ele tem que ser trabalhado de forma correta”, contextualiza Diego Carvalho.
O diretor de Portfólio da NürnbergMesse Brasil chama a atenção para o fato do Brasil ser o terceiro maior país em arrecadação para esse mercado. “Em 2018 foram 23 bilhões e para 2019 vai haver crescimento de um dígito, maior que o PIB, e pode até bater os 30 bilhões. Somos o terceiro em número de pets, são mais de 150 milhões, onde o cachorro e o gato dominam e 45% dos domicílios possuem um cachorro e um gato”.
Segundo a Junta Comercial de São Paulo, observa Diego Carvalho, hoje há mais pet shops do que padarias. “Então isso vem agregando valor e faz com que anova sociedade que nós estamos, com o novo comportamento de consumo, as pessoas tendem a ter mais pet do que filhos”, ressalta. Segundo o IBGE há mais gatos que são 24 milhões contra 23 milhões de crianças de zero à nove anos, então tudo isso fortalece o mercado pet.
“Agora estamos focando na feira de 2020 para trazer uma feira ainda maior e cheia de novidades. Agradece todo público que esteve presente”.
Master Groom
O groomer Deividson Pedro e a sua Glorinha levaram a 3ª colocação
|
Deividson Pedro, groomer de Cuiabá (MT), competiu no Master Groom, maior campeonato de categorias simultâneas do mundo, organizado por William Galhardi, Luiz Renato e Felipe Correa. Ele conquistou a 3ª colocação com ‘Glorinha’, da raça maltês na categoria Asian Style. É a segunda vez que Deividson participa desta competição. Em 2018 ele subiu no pódium como 2º colocado.
A groomer Thais Lacerda, também de Cuiabá, proprietária de um salão para pets na capital mato-grossense, competiu na categoria asiática pelagem fluffy que contou com 30 competidores e conquistou a 3ª colocação.
Thais Lacerda foi a 3ª colocada na categoria asiática pelagem fluffy
|
Já na categoria sptiz pomerânea tosa comercial, que tinha 63 competidores, ela ficou em 4º lugar. Na categoria poodle class, com 70 animais, Thais Lacerda não obteve colocação.
“A feira é muito importante porque a gente se encontra com amigos de vários lugares do mundo que conhece pelas redes sociais, é um excelente ambiente para negócios, tem também o congresso para veterinários, nos estantes sempre encontramos groomer fazer trabalhos diferentes, um grande evento”, observa Thais Lacerda.
Ploc e Porcelana
Porcelana e Ploc foram convidados para a Pet South America
|
A advogada Priscila Russo levou seus filhos Ploc e Porcelana, de Cuiabá, à Pet South America a convite da organização do evento. Ploc faz sucesso no Instagram e é considerado digital influencer. “Ploc foi convidado pela Pet South América e ficamos encantados! O evento é enorme, lindo, organizado e divertido. Tive a oportunidade de conhecer produtos diferentes além de trocar ideias e informações importantes com os cuidados pets. Para quem não teve a oportunidade de conhecer ou participar da feira, não deixem de ir na próxima. Irão amar!”, define Priscila.
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho