A Ferrovia Senador Vicente Vuolo vai passar pelo município de Paranatinga, a 327 km de Cuiabá (MT), e o terminal ferroviária deve contribuir de forma significativa para o crescimento do município de e região. Um Porto Seco será instalado na localidade de Santiago do Norte que é uma extensão urbana de Paranatinga.
Segundo informações da Secretaria de Indústria e Turismo do município, em breve a empresa Valec vai instalar no Santiago do Norte um Porto Seco para receber os produtos Paranatinga e região e transportá-los para o resto do país.
O prefeito Vilson Pires disse que esse terminal ferroviário faz parte do PAC 2 do Governo Federal e uma luta também do deputado federal Homero Pereira e a expectativa é de que a obra gere emprego, renda e desenvolvimento para Paranatinga e municípios vizinhos.
“A nossa produção agrícola deve crescer e muito tendo em vista que a logística vai melhorar e os custos vão diminuir possibilitando a chegada de novos investimentos para a região”, frisa o prefeito.
A empresa Valec foi a ganhadora da licitação e seus representantes visitaram Santiago Norte para definir o local da construção do porto seco que servirá para receber a produção agrícola num raio de 300 km ao redor beneficiando várias cidades em torno de Paranatinga.
O prefeito acredita que em poucos anos a produção agrícola de Paranatinga deva superar a de municípios vizinhos como Primavera do Leste e Campo Verde devido a grande extensão territorial disponível para a agricultura além do ponto estratégico que Paranatinga deve tornar com a chegada da Ferrovia. (Paranatinga News)