O Colégio Notre Dame de Lourdes realiza, de 28 a 30 de janeiro, o seminário “Estudo e Ampliação da Consciência Moral, Física e Intelectual da prática ao olhar de Emilie de Villeneuve” destinado aos professores da instituição.
Na programação, palestras de renomados profissionais: Nílson José Machado, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP); Telma Pantano, Pós doutora em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; e Regina Giannetti Dias Pereira,  Coach com certificação internacional pelo Integrated Coaching Institute e jornalista formada pela Universidade de São Paulo.
Durante três dias o corpo docente do Colégio Notre Dame terá a oportunidade de ouvir e debater sobre temas diversos e que tem como os preceitos de Emilie Villeneuve e que busca uma educação transformadora por meio da qual os alunos possam ampliar o conhecimento sobre ele mesmo, sobre o seu semelhante, sobre o mundo e sobre o transcendente.
E priorizando, assim, uma formação ampla, construída através do diálogo e da reflexão constantes, que contemple o belo e o sensível e não somente a mera formalização do saber.
História – A Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição, também conhecidas como Irmãs Azuis, nasceu na França tendo como fundadora Emilie de Villeneuve. Com o espírito missionário, as Irmãs Azuis se espalharam pelo mundo para servir os pobres.
Assim, chegaram a Cuiabá em 26 de outubro de 1904, após uma viagem de 61 dias a bordo do barco Etrúria. Eram seis Irmãs Azuis dispostas a evangelizar e vivenciar o carisma de Emilie e o seu único ideal, “Deus Só”.
Em 1922, por força das circunstâncias da época, as religiosas saíram de Cuiabá retornando a Europa, deixando para trás o trabalho iniciado em um grande vazio, sensação de perda e saudade por parte daqueles que as conheceram, porém, 49 anos depois da partida das Irmãs Azuis, elas retornam para trabalhar na construção do Reino de Deus e aqui estão até hoje.
Cuiabá reabriu as portas para as Irmãs que chegaram no dia 11 de fevereiro de 1971, na Paróquia São João Bosco, bairro Cidade Alta. Entre as atividades missionárias está a educação voltada para o compromisso com os pobres e a formação de aluno numa visão holística, “lúcida, ousada e crítica” como desejava Emilie.
O Colégio Notre Dame de Lourdes fundado pelas Irmãs da Congregação da Imaculada Conceição, conta com 37 anos de experiência e ensino da qualidade, e uma equipe de profissionais da educação comprometidos com uma aprendizagem centrada nos valores evangélicos de educação para a vida.
Serviço – O Colégio Notre Dame de Lourdes está localizado na Avenida Jornalista Alves de Oliveira, nº 463 – Bairro Cidade Alta – Cuiabá-MT. 
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments