O Colégio Notre Dame de Lourdes participou neste sábado (09/11) da palestra “A Cultura do Ateliê e a experiência educacional de Reggio Emília”, que acontece no Auditório da Escola Concept, em São Paulo (SP).
 
A palestra tem como propósito apresentar o conceito de ateliê, cultura, como espaço e como possibilidade técnica e expressiva, presente em tantas creches quanto nas escolas da infância de Reggio Emilia – Itália.
 
Representantes de los Nidos y escuelas de la comuna de Reggio Emilia, compartilharão projetos e experiências vivenciadas em seus contextos educacionais.
 
Estão no evento a diretora do Notre Dame, Irmã Marluce Almeida, a diretora do Berçário Les Enfants D’Emilie de Villeneuve, Valéria Merij Mário, a coordenadora da Educação Infantil, Rógena Bucair Nogueira.
 
A abordagem educacional de Reggio Emilia destaca-se, em primeiro lugar, por inovadora desde sua origem, quando, no pós-guerra, a primeira escola foi construída em condições econômicas e sociais era incerto, nascia ali um sonho de melhorar a vida das famílias e, sobretudo das crianças. Construída com a força e a união da comunidade. Não deixou de ser inovadora, e porque não dizer inspiradora e que estimula e entusiasma projetos pelo mundo a fora.
 
Em segundo, pela quebra de paradigmas tradicionais de educação, já que compreensão é contrária a relação tradicionalista entre o detentor do saber e o recebedor, professor e aluno. Em tal projeto educacional propõe-se que o professor aprenda enquanto ensina, compreendendo a lógica de aprendizagem da criança por meio da escuta – que é o ponto central do trabalho pedagógico.
 
A escola em Reggio Emilia está em contínua mudança porque o projeto de educação que propõe se baseia no relacionamento e na participação (rede de comunicação entre crianças, professores e pais), e, consequentemente, seu trabalho é reflexivo, repensa-se e reconstrói-se constantemente.
 
A respeito do protagonismo infantil, para que a criança se torne protagonista do seu conhecimento é preciso que esteja em um ambiente social, em intercâmbio com outras crianças e adultos, participando de práticas sociais historicamente construídos, internalizando experiências vividas que lhe propiciam dominar conceitos, valores e formas de comportamento.
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 votes
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments