Veja a íntegra da nota do Movimento Saúde e Democracia em relação a aprovação da contratação de Organizações Sociais para gerir unidades públicas de saúde em Mato Grosso:
Em cima da atual situação caótica da saúde gerada administrações desqualificadas ou descompromissadas com saúde pública, o secretário Pedro Henry vem obtendo sucessivas vitórias em sua batalha pela implantação das OS na saúde de Mato Grosso. 
Prometendo mudanças milagrosas com o novo modelo,  tem convencido vários setores da sociedade de que a privatização da gestão é o único remédio contra o atual estado de coisas, como se a atividade pública fosse sempre e em todos os  lugares incompetente e desonesta, talvez baseando-se naquilo que viu e praticou até hoje.
Mas existem inúmeras exemplos de instituições públicas de saúde que desempenham adequadamente seu papel. Basta fazê-la  observando os princípios que  regem a administração pública, tais como o da legalidade ( o administrador só pode agir ou não de acordo com a lei, o interesse público e a moralidade), o da supremacia do  interesse público ( o administrador deve  agir para atender ao bem estar da coletividade e o interesse público prevalece sobre o individual ), moralidades  ( respeitar o conjunto de valores que regem os costumes da sociedade) , impessoalidade  (a  administração deve servir a todos, sem preferências  pessoais ou partidárias) , publicidade (os  atos públicos são divulgados de forma oficial, para terem efeito ), igualdade ( todos devem ser tratados de maneira igual), eficiência ( atender à necessidade para o qual foi criado), entre outros . Basta querer.
Lastimável o voto da UFMT , renegando sua condição de instituição pública, que tantas e tantas vezes solicitou – e obteve – apoio da comunidade em defesa do interesse maiores  da sociedade.  É triste ver uma universidade pública defender a privatização da saúde e permitir que dessa forma vultuosos recursos públicos passem a ser utilizados sem  mecanismos de controle eficientes que garantam sua correta utilização. No futuro, quando essas instituições forem desmascaradas a exemplo do que já aconteceu e vem acontecendo em todo o Brasil e aqui mesmo em MT , isso será cobrado da atual gestão da UFMT.
Movimento Saúde e Democracia (MSD)
www.movimentosaudeedemocracia.blogspot.com
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments