Victor Allonzo e Marcus Prado - Método MP
Victor Allonzo e Marcus Prado - Método MP

Técnica criada pelos irmãos Marcus Prado e Victor Allonzo retoma o movimento dos quadris associado a leveza dos braços e repetições que tornam a coreografia natural

Criado em 2016 pelos irmãos Marcus Prado e Victor Allonzo, de São Paulo, o Método MP, técnica que ensina samba no pé valorizando o movimento dos quadris, se tonou uma febre nacional e está ganhando o mundo. Vídeos das aulas postados nas redes sociais viralizam, atraindo amantes do samba, passistas e celebridades. Pelo menos 2 mil pessoas, entre brasileiras e estrangeiras, já fizeram aulas com a dupla.

A família é do bairro Vila Marina e frequentadora do bairro Bela Vista. E, como não poderia deixar de ser, a escola de samba do coração é a Vai Vai. Inclusive a avó Maria Célia Hilário, hoje com 78 anos, é Baiana Símbolo da escola, que frequenta há mais de quatro décadas.

Marcus Prado começou a dançar muito cedo Companhia Brasileira de Dança de Salão de São Paulo. A avó Maria Célia Hilário é inspiração
Marcus Prado começou a dançar muito cedo Companhia Brasileira de Dança de Salão de São Paulo. A avó Maria Célia Hilário é inspiração

Aos 7 anos Marcus Prado começou a frequentar a Companhia Brasileira de Dança de Salão, em São Paulo. Dois anos depois já estava fazendo apresentações em público e indo a programas de tv. Logo passou a ensinar a irmã Mary e, juntos, começaram a fazer shows em diversos lugares da cidade e, ainda adolescentes, a dar aulas de dança de salão.

Com 17, Marcus Prado viajou para o exterior. Foram 6 anos consecutivos dançando e 32 países percorridos. Em 2011 decidiu abdicar das viagens para participar do concurso Passista de Ouro da Uesp, o único concurso para passista masculino. Marcus venceu a disputa em 2012 e levou o troféu, o que lhe rendeu bastante visibilidade.

No ano seguinte, 2013, amigas que iam participar de concursos pediram sua orientação. Marcus, então, começou a treiná-las, imprimindo às aulas a sua visão para melhorar os movimentos. Uma das alunas disputou e acabou se sagrando a Rainha do Samba 2014 de São Paulo. Daí vieram princesas e musas.

Irmãos conquistaram o título de Passista de Ouro no concurso da Uesp
Irmãos conquistaram o título de Passista de Ouro no concurso da Uesp

Em 2015 Marcus Prado treinou o irmão Victor Allonzo para o concurso Passista de Ouro e não deu outra. Victor levou o troféu em 2016. Marcos e Victor passaram a dar aula juntos e ali nascia o Método MP, um estilo que trouxe de volta o movimento dos quadris para o Carnaval e que ao longo dos anos foi ficando de lado.

O Método MP é uma técnica diferenciada, de fácil entendimento, que ensina um eixo às pessoas que ainda não sabem sambar e aprimora o movimento quem já sabe, já é passista. A técnica inclui passos combinados, e uma espécie de coreografia de avenida. De tanto repetir, os movimentos do corpo passam a sair de forma natural. Daí a frase que virou mantra do Método MP: “Aprimorar é o lema”.

O trabalho dos irmãos seguiu ganhando visibilidade e em 2017 eles prepararam 9 candidatos a concursos no Carnaval, sendo 4 para Passista de Ouro e 5 meninas para Rainha do Samba. Uma delas foi contemplada com o título de Rainha do Samba. Em dois anos elegeram duas rainhas, além de princesas e musas.

Irmãos viajam o mundo levando o Método MP de samba no pé
Irmãos viajam o mundo levando o Método MP de samba no pé

Em junho do mesmo ano Marcus e Victor foram convidados para uma turnê de 45 dias na Coreia do Sul. Assim que retornaram ao Brasil já havia uma fila de alunos a espera de aulas. Em dezembro, criaram uma conta no Instagram e a repercussão foi bastante positiva.

Em 2018, após o desfile das campeãs em São Paulo, tiveram folga de apenas quatro dias e já tinha gente chamando para fazer aula, principalmente quem estava com projeto para participar de concursos no ano seguinte.

Os vídeos começaram a viralizar na internet e atraíram celebridades. Para o Carnaval de 2019, Marcos e Victor treinaram a atriz Érika Januza, musa da escola de samba Vai Vai, com quem fizeram um trabalho de aprimoramento. Ela postou foto da aula e as pessoas passaram a conhecer um pouco mais o trabalho dos irmãos, principalmente os cariocas, com quem ainda não tinham muito contato.

Método MP atrai celebridades
Método MP atrai celebridades

E vieram outras celebridades como Tayla Ayala e Bianca Andrade, a Boca Rosa, ambas da Grande Rio, e Rafa Kalimann, que saiu de destaque na Vai vai. Bianca e Rafa estão no BBB 20. Os irmãos ainda deram aula para a cantora Lexa, na época rainha da Bangu e musa da Mocidade Independente de Padre Miguel. Na sexta-feira de Carnaval, a apresentadora Sabrina Sato entrou em contato com Marcus Prado para marcar aulas. Foi um sucesso.

Sabina Sato com Victor Allonzo e Marcus Prado
Sabina Sato com Victor Allonzo e Marcus Prado

Em abril do mesmo ano Marcus e Victor Prado foram fazer uma temporada em Portugal, num momento em que estavam em um ritmo acelerado de aulas. Foi aí que a irmã Mary Prado e o padrinho Eduardo Santos contribuíram ministrando as aulas enquanto a dupla estava fora do Brasil para que os alunos não perdessem o condicionamento.

O trabalho dos irmãos continuou ganhando força. Em julho de 2019 veio o convite para aulas no Uruguai e na sequência foram contatados para uma turnê pela Europa.

De início seria Itália e Holanda, mas acabaram percorrendo 8 países com o Método MP, entre eles Inglaterra, Dinamarca, França e Bélgica. Apesar do pouco tempo de divulgação, a temporada foi um sucesso, inclusive com lotação máxima em três países.

A visibilidade aumentou e o número de seguidores triplicou.

Rio de Janeiro

O primeiro contato do grupo com o Carnaval carioca foi em 2019, quando Ana Arruda, professora de samba que mora na Estônia, foi a São Paulo e gostou do Método MP. Ela traz grupos de estrangeiras para desfilar no Carnaval do Rio e pediu para Marcus e Victor darem aula as meninas. Eles foram para o Rio com a proposta de ministrar 2 horas de aula para 8 pessoas, porém a notícia se espalhou e foram 4 horas de treino para até 25 pessoas por aula.

Apesar da quantidade incalculável de professores de dança no Rio, o Método MP caiu nas graças dos cariocas. Inclusive em outubro do ano passado Marcos e Mary Prado dançaram na praia do Leme, o vídeo viralizou e já ultrapassa 9 milhões de visualizações.

Os irmãos Marcus Prado e Victor Allonzo também já ministraram aulas em estados e cidades brasileiras como Joinvile (SC), Curitiba (PR), Santos, Campinas, Vitória (ES), Macapá (AM). Ainda ministraram diversos workshops para as alas de passistas do carnaval paulistano.

Explodiu em 2020

O Método MP também foi sucesso no Carnaval de 2020. A aluna Mariana Pedro, que havia conquistado o título de Rainha do Samba do Carnaval da Uesp de 2017, foi eleita a Rainha do Carnaval de São Paulo. O grupo também elegeu a 1ª Princesa do Carnaval de São Paulo 2020 e a Rainha do Samba e 1ª Princesa do Carnaval da Uesp.

Além de Mariana Pedro, tiveram um feito inédito. A aluna e passista Mariana Vasconcellos foi uma das grandes revelações deste carnaval. Ela foi contemplada com o título de Mulatas Feras 2020, concurso de origem carioca realizado pela primeira vez em São Paulo. Além disso, também disputou a Corte do Carnaval de Sampa, ficando em 2° lugar, tornando-se 1° Princesa do Carnaval 2020.

 Mileide Mihaile fazendo aulas com Marcus e Victor
Mileide Mihaile fazendo aulas com Marcus e Victor

Celebridades como Hortência, Adriane Galisteu, Antônia Fontenelle, a influencer digital Carol Marra e Mileide Mihaile, ex-mulher do cantor Wesley Safadão também fizeram aulas de samba no pé com a dupla para este carnaval.

Adriane Galisteu e o grupo do Método MP
Adriane Galisteu e o grupo do Método MP
Hortência, a eterna Rainha do Basquete, com a família do Método MP
Hortência, a eterna Rainha do Basquete, com a família do Método MP

Serviço

Nem bem terminou o carnaval deste ano e os irmãos Marcus Prado e Victor Prado já retomaram as aulas de samba no pé como Método MP de segunda a sábado no Centro Cultural de São Paulo. Interessados podem entrar em contato com a dupla via redes sociais:https://www.instagram.com/victorallonzo/, https://www.instagram.com/marcus.prado.87/ ou https://www.instagram.com/metodomp/.

Vídeos

Clique AQUI e assista aulas do Método MP no youtube.

Texto: Sandra Carvalho

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments