Preocupados com a mudança de várias empresas de Paranatinga, a 327 km de Cuiabá, para outros municípios, empresários recorreram à Câmara Municipal em busca de apoio para fortalecer o comércio local. Cerca de 30 empresas fecharam suas portas em Paranatinga para se instalarem em outras cidades.
João Lopes, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Paranatinga (CIP) e da Câmara de Dirigentes logistas do município (CDL), diz que os empresários estão preocupados pois muitos moradores estão indo fazer as suas compras fora de Paranatinga e com isso diminuindo a rentabilidade das empresas e conseqüentemente também há uma perca de arrecadação municipal que já passa de R$ 150.000,00 mensais e no futuro próximo poderá gerar demissões de vários funcionários do comercio local de Paranatinga.
Um dos fatores citados na reunião entre empresários e vereadores é a falta de desenvolvimento de Paranatinga. O Crescimento seria muito baixo do esperado, o que estaria impedindo a chegada de novos empreendimentos para gerar mais emprego e renda.
Reclamaram ainda da falta de estrutura do município em vários setores oque ocasiona uma fuga da população para municípios vizinhos em busca de produtos e serviços gerando uma evasão de divisas.
Um exemplo citado é falta de um posto de atendimento da Caixa Econômica Federal que faz com que muitos vão a Primavera do Leste e lá deixam os seus recursos entre outras necessidades apontadas.
Outra situação citada foi a dificuldade que o município encontra em relação às estradas tanto municipais quanto as estaduais. O frigorifico Marfrig, por exemplo, que abatia 1200 bois/dia chegou a abater apenas 500 a700 bois/dia devido a falta de condições de transporte.
O vereador João Bosco dos Santos disse que a Câmara Municipal de Paranatinga sempre foi parceira da ACIP sempre dando respaldo as reinvidicaçoes da classe empresarial e pediu que sugestões fossem enviadas juntos encontrarem o melhore caminhos para o desenvolvimento e fortalecimento do comercio de Paranatinga. (com Paranatinga News)