No dia 21 de abril de 2015 o Shopping Popular completa 20 anos. E toda a história de luta e sucesso, que começou muito antes, há pelo menos 30 anos, será narrada em um livro. A intensão de Misael Galvão, presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, muito mais do que imortalizar essa história, é transformá-la em exemplo de garra, esperança e determinação em busca dos objetivos.

“Temos muito orgulho da nossa luta e queremos dividir o nosso sucesso com toda a sociedade”, frisa Galvão, que já está no seu quinto mandato e encerrará o último inaugurando a nova estrutura do Shopping Popular, a realização de um sonho de todos os camelôs, e que, perseverantes, hoje já são microempresários, homens e mulheres respeitados e vitoriosos.

Mas para chegar a este patamar, enfrentaram discriminação, foram presos, humilhados, tratados como foras da lei, quando, sem oportunidade no mercado de trabalho, apenas defendiam o pão de cada dia. E tiveram muito prejuízo. Caíram e se reergueram por dezenas de vezes.

E foi grande o embate com o Poder Público. Porém, hoje só há motivos para comemoração. Se há 20 anos os associados do Shopping Popular resistiram à transferência para o bairro Dom Aquino, hoje reconhecem que valeu a pena.

Com apoio da mesma Prefeitura que os retirou da região central e pelo próprio esforço, os camelôs foram melhorando dia a dia a estrutura do local. Onde antes havia apenas piso e o céu era o teto, ganhou cobertura, bancas de metal, banheiros, sede da associação, estacionamento e climatização.

Alvos de constante perseguição, até por conta da legislação brasileira, os camelôs não baixaram a cabeça. Procuraram se organizar cada vez mais, buscaram informações, estreitaram o relacionamento com as autoridades, tudo em busca da conquista do respeito da sociedade, do direito de trabalharem legalmente, de dignidade.

E foram os camelôs do Shopping Popular que deflagraram um grande movimento nacional e que levou o Governo Federal a instituir a Lei dos Sacoleiros. Uma lei que dá a oportunidade aos camelôs de entrarem para a formalidade com alíquotas diferenciadas.

Todo esse processo será narrado pela jornalista Sandra Carvalho com a ajuda das pessoas que fizeram e fazem parte dessa história motivadora. “Recebi o convite do Misael Galvão com muita alegria. Primeiro por ele confiar em mim essa responsabilidade, e depois porque acompanho a trajetória desses bravos guerreiros ao longo dessas duas décadas e isso me deixa orgulhosa e empolgada”, frisa a jornalista, que corre contra o tempo para garantir o lançamento do livro no dia 21 de abril de 2015, na festa dos 20 anos do Shopping Popular.

Sandra Carvalho está resgatando fatos, reportagens, imagens e também personagens. E para isso conta com a ajuda daqueles que contribuíram de alguma forma na construção dessa história. Quem quiser contribuir poderá enviar informações para o e-mail [email protected] que serão bem recebidas e avaliadas.

http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments