Pacientes que apresentam tontura e desequilíbrio, sem causa aparente, já podem realizar o exame de posturografia estática na Clínica Vida Diagnóstico e Saúde (Vida Otorrino), em Várzea Grande. Utilizando de realidade virtual, a tecnologia permite avaliação da postura e realização de exercícios de reabilitação.
De acordo com a audiologista e fonoaudióloga Patrícia Schitkoski, o exame é indicado para pacientes que apresentam desequilíbrio e tontura, e exames físicos e clínicos não revelam o motivo do problema.
“A postura estática computadorizada com provas dinâmicas é capaz de avaliar objetivamente o equilíbrio com informações visuais, sensoriais e vestibulares”, observa a especialista.
O exame é indicado para pacientes que têm sintomas de desequilíbrio ou vertigem onde os exames físico e clínico não revelam uma causa clara, desequilíbrio de origem desconhecida, como quedas e tonturas que não respondem ao tratamento “tradicional medicamentoso”.
“Também é indicado para tonturas persistentes, complementação das avaliações do equilíbrio convencionais e isolamento do sistema sensorial”, pontua Patrícia Schitkoski.
Para a realização deste teste, o paciente é colocado em pé, sobre uma plataforma onde passa por sete provas, com duração de 30 segundos cada.
É um exame compreende o sistema vestibular, que é o labirinto localizado dentro do ouvido, e o sistema visual e proprioceptivo, que compreende a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, além da força exercida pelos músculos.
“Assim nós conseguimos ver qual é a área mais afetada ou as áreas afetadas para poder traçar uma reabilitação individualizada com exercícios personalizados”, explica a fonoaudióloga.