Alunos do 5º Ano do Colégio Notre Dame de Lourdes e da Escola Estadual Alina do Nascimento Tocantins encerram o projeto Arborescer neste sábado (28.09) com o plantio de 125 mudas de árvores em ruas e avenidas do bairro Cidade Alta, em Cuiabá, a partir das 9h. O grupo ainda distribuirá 500 mudas a quem tiver o interesse de cultivar uma árvore.
O dia 28 de setembro foi escolhido por estar justamente entre o dia 21 de setembro, Dia da Árvore, e dia 04 de outubro, Dia da Natureza.
O projeto Arborescer, de acordo com a professora e laboratorista do Notre Dame, Indiana Borralho, também envolve a associação de moradores e comerciantes da comunidade. “A intensão é de promover uma conciliação na busca de uma Cuiabá mais “verde”, sustentável e ecológica, tornando nossos alunos e a comunidade socialmente responsáveis”, justifica Indiana.
A iniciativa conta com a parceria do projeto “Verde Novo 300”, cujo objetivo é de potencializar as práticas de arborização, devolvendo para a capital mato-grossense o histórico título de “Cidade Verde”.
As entidades participantes do projeto são: Juizado Volante Ambiental (JUVAM), Instituto Ação Verde e Prefeitura Municipal de Cuiabá com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Serviços Urbanos, e da Secretaria Extraordinária dos 300 anos.
A programação do Arborescer teve início no dia 27 de julho com apresentação do projeto à comunidade. No dia 9 de setembro foram realizados e cortes das calçadas e recolhimento dos entulhos e nesta quarta-feira (25) a abertura de covas.
A ação concreta é baseada no Decreto Nº 5.144 de 15 de fevereiro de 2012 sobre a arborização pública na área urbana e sedes de distrito do município de Cuiabá, assinado pelo ex-prefeito Francisco Bello Galindo Filho.
Indiana Borralho observa que o projeto segue a tendência atual de sustentabilidade relacionando os aspectos ecológico, histórico, social, paisagístico, cultural e estético, assim ofertando à população participante um olhar diferenciado e integrador no resgate do título de Cuiabá “Cidade Verde”, em comemoração aos 300 anos do município, além de proporcionar um conhecimento mais amplo sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental aos alunos por meio da vivência na prática.
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments