A cantora Rita Cássia Gonçalves Pinto, natural de Porto Velho/RO,  e residente em Cuiabá, desde 1969, começou cantando no coral do Colégio Coração de Jesus e aos 10 anos aprendeu piano clássico. Cursou Engenharia Civil, passou no concurso da Justiça Federal, mas não deixou de lado o seu dom retornou à faculdade para fazer o curso de Educação Artística com Habilitação em Música. Rita Cássia é uma das integrantes do projeto Mulheres na Roda de Samba, contemplado pela Lei Aldir Blanc.

A cantora também participou da formação dos Corais da ETFMT e da UFMT. Como intérprete é vencedora de vários festivais de canção no ensino médio e faculdade.
Começou a cantar profissionalmente em 1985 com o grupo Cuiabá Samba Show, no carnaval do antigo Clube Sayonara e, após isto, passou a fazer bailes e festas.

A partir de 1987 trabalhou em vários restaurantes e casas noturnas como “Cosa Nostra”, Panacéia, Ninho Bar, Tom Chopin, entre outros.

Foi integrante de outros grupos como “Harmonia” e “Candimba”, sendo que com o último realizou dois grandes espetáculos.

No período entre 2005 a 2010, afastou-se dos palcos devido à mudança de cidade (Cáceres), e retornou para um show com os grupos vocais “Alma de Gato” e “Boca de Matilde”.

Rita integrou diversos projetos, como o “Mulheres cantam Cuiabá”, junto às cantoras Ana Rafaela, Estela Ceregati, Ju Grisólia, Lorena Ly e Luciana Bonfim, na Arena Cultural, como atração da agenda da Copa do Mundo de 2014; Elas por Elas e Elas em 3×4, com as cantoras Deize Aguena e Jane Acosta, e “2° Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba”.

Em 2016, Rita mostrou que “o fruto não cai longe do pé” e estrelou o Show SOMOS com a filha Selena!

Fez um show de samba com dois turistas franceses, amantes do estilo, no bar “El Canário”, na cidade de Valparaíso – Chile, em abril de 2019, durante férias e visita à sua filha mais velha.

Como já citado, apesar de amar a música e estar sempre presente, sua primeira formação profissional foi em Engenharia Civil.

É servidora da Justiça Federal e, em 1996, retornou à faculdade para fazer o curso de Educação Artística com Habilitação em Música, concluído com a monografia “O Ensino do Canto Popular Brasileiro: Técnica e Estética”.

Melhor que todo seu currículo, é ver Rita cantando ao vivo, com sua voz encantadora e o sorriso acolhedor!

Siga https://www.instagram.com/ritacassiagoncalvespinto/

O projeto

O projeto Mulheres na Roda de Samba reúne produtoras, cantoras, compositoras e instrumentistas. Contemplando pela lei Aldir Blanc, o projeto tem sua apresentação marcada para o dia 08.05 (sábado), a partir das 18h, no jardim do Sesc Arsenal, pelo sistema drive thru, dentro das normas de segurança de enfrentamento à Covid-19 e dos decretos vigentes.

Para conhecer e acompanhar o projeto basta seguir no instagram https://www.instagram.com/mulheresnosambacba/ e curtir no facebook https://www.facebook.com/mulheresnosambacba .

 

0 0 votes
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments