Seguindo os protocolos de segurança para enfrentamento da Covid-19, o projeto Mulheres na Roda de Samba realizou o seu primeiro ensaio na manhã deste sábado (10.04), destinado ao alinhamento da percussão. Pandeiro, tantã, surdo, cuíca, tamborim acompanhados da marcação do cavaco. Um momento de alento em meio a tantas aflições provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Idealizado com o propósito de dar visibilidade a mulheres cantoras, musicistas e produtoras, o projeto Mulheres na Roda de Samba foi contemplado no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Lei Aldir Blanc.

Participam da ala de percussionistas Ju Grisólia, Juma Yara, Bia Scaff, Kalinca Nunes, Mônica Campos e Aninha Juliene. Andréa Rosa Oliveira acompanhou o ensaio no comando do cavaco.

Desde fevereiro a coordenação do projeto vem desenvolvendo atividades dentro da proposta de dar luz a grandes artistas locais. Uma das ações em busca deste objetivo ocorre nas redes sociais, onde cada componente tem sua trajetória publicizada.

Ainda sem data e local definidos por conta da pandemia, as ações do projeto seguem o cronograma. Neste sábado, as meninas puderam ter um encontro após longos meses de distanciamento. Ainda assim, por pouco tempo e com toda a segurança, uma exigência das coordenadoras do projeto Liliane Nascimento e Luanda Taiana.

Liliane Nascimento ressalta que o grande propósito do projeto é valorizar e dar visibilidade às sambistas de Cuiabá, uma união de forças diante de tantos movimentos políticos e artísticos que debatem e trouxeram para o espaço público a igualdade de gênero dentro do universo do samba.

O projeto, observam as coordenadoras, vem para quebrar décadas de segregação entre o sexo masculino e feminino nas rodas de samba e no universo deste gênero musical”

A roda de samba deve ocorrer até maio, conforme possibilidades, de acordo com a pandemia em Mato Grosso, mas enquanto isso, o público vai conhecendo quem são as mulheres que têm o samba correndo na veia pelas páginas do instagram e facebook @mulheresnosambacba.

0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments