Enxadristas da Angola e Colômbia e dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina chegam nesta quinta-feira (11.05) em Cuiabá para participar no final de semana do I Congresso Internacional de Xadrez de Campo Novo do Parecis (391km de Cuiabá). São mais de 100 inscritos para o evento que ainda reunirá participantes de 11 municípios mato-grossenses e renomados professores nacionais e internacionais da modalidade.
As delegações começam a chegar no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, às 10h e ficam alojados no bairro Jardim Guanabara, na Capital, até as 23h, quando seguem de ônibus para Campo Novo. Os visitantes serão recepcionados pelo professor Cleiton Marino Santana, idealizador e coordenador do evento.
Segundo Cleiton Marino, o congresso tem como objetivo promover um intercâmbio de experiências educacionais através da modalidade, possibilitando uma aprendizagem não só enxadrista, mas também cultural. “Além de apresentar os seus projetos, os professore terão a oportunidade de se aperfeiçoar com cursos pedagógicos, técnicos e de arbitragem”, observa o coordenador. 
Na sexta-feira, a programação do I Congresso Internacional de Xadrez é comum para professores e estudantes. Os palestrantes Internacionais e os renomados professores serão recebidos pelos vereadores na Câmara Municipal de Vereadores de Campo Novo do Parecis, depois seguirão para uma visita à Escola Municipal Jardim das Palmeiras, onde teve início o projeto de xadrez como ferramenta de inclusão escolar, o referido projeto em Campo Novo do Parecis ganhou vários prêmios, inclusive dois do Ministério de Educação. 
Em seguida o grupo visita a Escola Estadual Padre Arlindo e o Instituto Federal de Mato Grosso, onde o projeto foi estendido. No período da tarde os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da cultura de Campo Novo do Parecis, onde farão a visita a tribo indígena Wazare, e mais a noite todos participarão da abertura oficial do evento.
No segundo dia, a programação já passa a ser diferenciada. Os estudantes seguem no sábado e domingo com treinamento aplicado pelos mestres Nery Junior e Romeo Salvador Freitas.
Já os professores assistirão a apresentação de 25 projetos de xadrez de professores de vários Estados do Brasil, e também de Países da América Latina. No período da tarde, mesa redonda sobre “As dificuldades e desafios do Xadrez Escolar” tendo Cleiton Marino Santana como mediador. No final do dia, apresentação de banners científicos pela mediadora Jéssica dos Anjos Januário.
O domingo pela manhã será dedicado a 10 palestras em torno do tema “Impulsionando seu projeto de xadrez”, onde os professores terão a oportunidade de aprender técnicas para melhorar sua prática pedagogia e impulsionar seus projetos, a tarde haverá torneio de xadrez blitz e rápido aberto para todos os participantes, e logo após a entrega das premiações. 
Confira o nome de alguns visitantes.
COLÔMBIA – Francisco Javier Jaimes Franco, da cidade de Bucaramanga, Estado de Santander.
ANGOLA – Presidente da Escola Macovi Sport- Club, Marceliano Correia Victor, e os diretores Lello Malo Morais e Vender Verde Manuel.
BRASIL
SANTA CATARINA – Eduardo Quintana Sperb – Presidente da Federação de Xadrez de Santa Catarina.
PARANÁ – Everaldo Pereira representante da Federação de Xadrez do Paraná; Marcos Vinicius Lobo, vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar; Marcelo da Silva Fernandes, fotógrafo e representante da Associação de Xadrez de Toledo.
SÃO PAULO – Jair Bueno, professor de Matemática, mestrando da Unicamp; Danielle Auriemo, professora de Pedagogia, doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Unesp; Jéssica dos Anjos Januário, professora de Educação Física, enxadrista, árbitra e pesquisadora; Felipe Marino, professor de Educação Física, enxadrista e árbitro.
MINAS GERAIS – José Antônio Nery Junior, mestre nacional de Xadrez; Gilberto Braga, professor, diretor da Academia de Xadrez, Ginástica da Mente.
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments