Nesta terça-feira, 28 de abril, é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Em Mato Grosso, que é o 7º colocado nacional em acidentes com óbitos de acordo com o Ministério da Saúde, a CX Construções comemora 24 meses sem acidentes com afastamento nos canteiros de obra, índice positivo que chega junto com o selo ISO 9001 de qualidade e com o certificado de qualidade PBQP-h Nível A, ambos auditados pela empresa BSI Brasil Sistemas de Gestão (SP).

De acordo com a engenheira de Segurança do Trabalho, Ana Ferraz, a construtora vem reduzindo os índices desde a implantação da campanha permanente, há dois anos, e que tem por objetivo incentivar a segurança do trabalho no canteiro de obras como um todo. Na campanha é abordada a NR-18 para proteção.

“A campanha é feita para diminuir os acidentes no canteiro e para incentivar cada vez mais os trabalhadores a usarem os devidos equipamentos de segurança nos canteiros da CX Construções”, afirma.
A engenheira visita mensalmente os canteiros para tirar fotos e vistoriar a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Fazemos a pontuação ao final de cada mês e no final do ano os trabalhadores da obra com o melhor desempenho é presenteada com uma festa de confraternização”, detalha.
O Dia Mundial Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
Em Mato Grosso, as boas práticas tanto por parte da iniciativa privada como poder público são tomadas como exemplo na redução dos índices que colocam o Brasil como o 4° no mundo em acidentes de trabalho com óbito e Mato Grosso com o 7° no Estado. De acordo com o Ministério da Saúde, os números vem caindo ano a ano.
“A CX Construções trabalha permanentemente para contribuir com a redução desses índices e já conquistamos e estamos conseguindo manter zerada a incidência de acidentes com afastamento”, acrescenta o engenheiro Odeir Pinto, diretor da empresa.
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments