Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (05.06), a CX Construções comemora a criação de inovações tecnológicas genuínas e que tem contribuído efetivamente para a preservação do meio ambiente e da vida.
O engenheiro Adeir Pinto da Silva afirma com segurança que, com o amadurecimento quanto à força das novas tecnologias na busca de sustentabilidade, a construtora está em um nível muito superior ao mercado.

“Temos diversas tecnologias desenvolvidas dentro da própria empresa e que visam a sustentabilidade, além de diminuírem custos na produção. Esta linha foi escolhida pela diretoria da empresa e assimilada por todos os envolvidos nos processos, como engenheiros, arquitetos e mestre de obras”, relata.

Uma dessas inovações é o eco-telhado, ideia desenvolvida visando eliminar a dependência de madeira para a estrutura dos telhados nas obras. Trata-se da produção de vigotas de concreto armado dentro do próprio canteiro de obras, em cima de um projeto previamente detalhado e dimensionado, e hoje o sistema é aplicado no Villagio dos Ipês.
Com esta iniciativa a construtora consegue reduzir em cerca de 28% o custo em execução de estrutura de telhado. “O eco-telhado substitui cem por cento da madeira e, além de custar menos, oferece uma série de vantagens, como maior vida útil, maior resistência, imune a cupins e aparência mais bonita”, explica Adeir Pinto.
Outra iniciativa em busca da sustentabilidade foi a criação dos portais de concreto. É um portal moldado “in-loco” e também substitui em 100% a madeira tradicional dos portais do mercado. O sistema simplifica todo o processo de montagem de portas e portais, custa 53% de seu similar em madeira e oferece inúmeras vantagens, como resistência à umidade e mais agilidade. Também é uma ideia genuinamente da CX.
Já os painéis termoacústicos, largamente utilizados em obras na china, Europa e EUA, eliminam completamente o uso de blocos e tijolos, e simplificam o sistema de paredes das edificações, pois eliminam o revestimento, que é uma grande fonte geradora de resíduos sólidos. Além disso trazem maior conforto termoacústico, pois são fabricados com uma mistura de cimento e EPS (isopor). Os painéis são fabricados no próprio canteiro de obras.
A CX também usa painéis pré-moldados de fachadas, ideia que já existe no mercado brasileiro e internacional, mas que ainda é pouco usada no Brasil por motivos de capacitação das empresas com a tecnologia. Na CX, a ideia foi adaptada tornando o sistema simplificado e de baixo custo.
“Os painéis são produzidos no próprio canteiro de obras. Com este sistema, eliminamos bandejas de proteção em volta dos prédios, guarda-corpos, andaimes, tornando a obra muito mais segura e rápida, além de melhoramos em muito o conforto termo acústico, pois passamos a ter paredes duplas em volta do prédio”, informa Adeir, que é um dos diretores da construtora.
LAJES PLANAS PROTENDIDAS

Este sistema já utilizado na grande maioria das obras da Europa e EUA. A CX firmou parceria com uma empresa especializada em projetos de protensão para edifícios, a MCA, de Vitória-ES, e todos os futuros edifícios serão erguidos com esta tecnologia.
Os maiores benefícios são: aumento da distância entre os pilares, o que permite maior circulação nas garagens e maior flexibilidade da planta de paredes, eliminação de 90% das vigas, maior agilidade, maior conforto acústico (minimiza os barulhos do apartamento superior para o inferior), além de um menor consumo de madeira.
SISTEMA PORTA-FÁCIL

É um sistema de portas ecologicamente correto desenvolvido dentro dos próprios canteiros de obras da CX, utilizando painéis de MDF em sua fabricação. O MDF é produzido a partir de madeira de reflorestamento, e trouxe muito mais opções de acabamento e estética para as portas, quando comparadas às portas tradicionais existentes no mercado, além de reduzir em cerca de 43% o custo deste produto. Também é um produto genuinamente CX, e será utilizado em todos os nossos canteiros.
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments