A Clínica Vida Diagnóstico e Saúde e a Ecardio Cardiologia Integrada estão disponibilizando o exame de Mapa e Holter em domicílio. São dois dos mais indicados exames para o diagnóstico de diversas doenças cardíacas, como explica o cardiologista Max Lima.

“Criamos este serviço para evitar que o paciente se desloque de casa até a clínica neste período de isolamento social necessário para a contenção da pandemia do novo coronavírus”, explica Dr. Max Lima.

O exame de Mapa e Holter em domicílio é realizado por planos de saúde (com acréscimo referente ao deslocamento) e particular. Os agendamos podem ser feitos pelo telefone (65) 3029-9700 e o paciente deve ter a solicitação do seu médico em mãos.

Uma equipe da Ecardio, unidade da Clínica Vida (Várzea Grande/MT), se desloca até o endereço informado e instala os equipamentos no paciente e volta posteriormente para a retirada dos aparelhos. O monitoramento é de 24h.

De acordo com Dr. Max Lima, o exame de Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa) é usado para a verificação da pressão arterial de forma mais aprofundada. “Enquanto o aferidor verifica apenas a pressão sanguínea momentânea, o Mapa consegue acompanhar as oscilações durante determinado tempo”.

É um aparelho semelhante a um gravador portátil, que coleta as informações sobre a condição do paciente, de acordo com as condições externas. Assim, ele pode registrar a oscilação pela presença do médico, pela submissão a estresse físico ou emocional, entre outras.

“Por isso, o MAPA é bastante usado em pacientes com suspeita de hipertensão arterial. Afinal, ele mostra elevações na pressão, que podem indicar um quadro da doença, e também uma elevação isolada”.

Ainda segundo o especialista, o exame também pode ser recomendado para investigar os motivos para elevações periódicas na pressão de pacientes que já tenham o diagnóstico de hipertensão. “Ou seja, é importante para que o médico tenha as informações necessárias para rever o tratamento proposto”.

Holter

O Holter é um equipamento portátil, também colocado junto ao corpo do paciente, usado para a medição da atividade elétrica do coração. Por isso, é indicado para diagnosticar diversos problemas relacionados à condução cardíaca.

São colados fios no tórax do paciente, que fazem a medição da atividade cardíaca durante 24 horas. Ele registra diferentes episódios, como desmaios, palpitações, arritmias, entre outros problemas.

 

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments