Material é produto do Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, de dois formandos de uma faculdade de Jornalismo de Cuiabá

Acadêmicos de jornalismo do Centro Universitário Unirodon, em Cuiabá,  apresentaram como produto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) uma cartilha dirigida a profissionais da Mídia que tem como título A Abordagem ao Soropositivo.

Marisol França e Joanir Silva tiveram a ideia de trabalhar o TCC em cima deste tema por perceberem que muitos profissionais da área precisavam de orientações sobre como abordar a pessoa portadora de HIV/Aids e a partir daí pesquisaram e chegaram ao conteúdo final da cartilha.

Os jornalistas lembram na cartilha que em 1981 os Estados Unidos noticiavam os primeiros e crescentes casos de pneumonia entre homossexuais naquele país. “A partir daí a imprensa passa a ter importante papel na construção das informações sobre HIV/Aids”.

Isso porque, segundo Jonair Silva, a informação em tempo hábil e correta contribui para um diagnóstico adequado e preventivo, garantindo ao soropositivo o conhecimento dos seus direitos e combatendo o preconceito.

“Nesse sentido, o manual é um recurso a mais, dentre vários outros, para a transmissão de informações básicas que possam orientar o profissional da mídia na abordagem à pessoa portadora do HIV/Aids”, completa Marisol Franca.

Os dois formandos agora buscam patrocínio para imprimir a cartilha e fazer com que ela chegue aos profissionais da comunicação de Mato Grosso. Enquanto isso, o material digital está sendo enviado às redações neste nesta segunda-feira, 1° de dezembro, em que se comemora o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments