Humanizar para exaltar bons valores e mudar atitudes. O princípio foi apresentado ao corpo docente do Colégio Notre Dame de Lourdes, durante palestra realizada nesta quarta-feira (27) pelo professor da USP Nilson Machado. O tema tratado remete às lições emanadas da “Carta Encíclica Laudauto Si”, escrita pelo Papa Francisco e que determinam o “cuidado da casa comum”.
O documento critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável por desencadearem comportamentos que viabilizam a degradação ambiental, violência e a falta de ordenação que condena a sociedade a uma vida desregrada. Fatores, que segundo Machado, podem ser alterados a partir da adoção de uma postura humanizada e consciente na gestão educacional.
“Nós conseguimos tirar várias lições da Encíclica Laudauto e que devem ser bem observadas pelos educadores, porque eles têm nas mãos as ferramentas para auxiliar na formação de uma criança ou um jovem. E essa formação deve estar atenta às relações humanas, ao valor que se dá ao meio ambiente, às tecnologias que utilizamos. Porque tudo isso influencia na formação”, relata.

Para a diretora do Colégio Notre Dame de Loudes, Irmã Marluce Almeida, os educadores tem a obrigação de agir de forma consciente e humanizada dentro do processo pedagógico, para que a escola consiga atender a obrigação de realmente formar não somente alunos, mas pessoas dignas.
“A encíclica vem para falar a nós sobre o cuidado com a casa comum e sem aquele discurso confessional. E diante disso, refletimos e vimos que enquanto educadores nós precisamos ter esse aprofundamento de como podemos intervir através da ciência no ensino dos nossos alunos. Por isso trouxemos aqui o professor Nilson para nos ajudar nessa reflexão”, considerou.
A professora de comunicação infantil, Ada Alves, afirma que a palestra serviu para que ela conscientemente refletisse sobre a responsabilidade que possui na aplicação de valores para seus alunos. “É uma reflexão muito boa como professora, sobre a função que realmente temos. Se aplicarmos esses valores no ensino, nossos adultos serão cidadãos melhores”, ressaltou.
Iniciativa
A Carta Encíclica Laudauto Si foi escrita pelo Papa Francisco e publicada em junho de 2015. Ela traz à tona a reflexão sobre a procura de lucro de forma irresponsável, a crença excessiva na tecnologia e a falta de visão política, por exemplo.
Diante da temática, o Colégio Notre Dame de Lourdes, que é agregado a “Rede Azul de Ensino”, convidou o professor Nilson Machado para palestrar aos professores, como forma de conscientizar o ensino nas salas de aula.
A palestra faz parte da programação de mais um ciclo de Educação Continuada, oferecida duas vezes ao ano aos professores e coordenadores do da instituição.
Confira a programação completa neste link http://portalcndl.com.br/ler/matematico-da-usp-abrira-semana-de-educacao-continuada_1360.html
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho