Humanizar para exaltar bons valores e mudar atitudes. O princípio foi apresentado ao corpo docente do Colégio Notre Dame de Lourdes, durante palestra realizada nesta quarta-feira (27) pelo professor da USP Nilson Machado. O tema tratado remete às lições emanadas da “Carta Encíclica Laudauto Si”, escrita pelo Papa Francisco e que determinam o “cuidado da casa comum”.
O documento critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável por desencadearem comportamentos que viabilizam a degradação ambiental, violência e a falta de ordenação que condena a sociedade a uma vida desregrada. Fatores, que segundo Machado, podem ser alterados a partir da adoção de uma postura humanizada e consciente na gestão educacional.
“Nós conseguimos tirar várias lições da Encíclica Laudauto e que devem ser bem observadas pelos educadores, porque eles têm nas mãos as ferramentas para auxiliar na formação de uma criança ou um jovem. E essa formação deve estar atenta às relações humanas, ao valor que se dá ao meio ambiente, às tecnologias que utilizamos. Porque tudo isso influencia na formação”, relata.
No texto da “Carta Encíclica Laudauto Si” há pontos importantes como educação e espiritualidade, a tecnologia, mundo virtual, meio ambiente, má distribuição de renda, entre outros. Observações que, de acordo com Machado, podem ser refletidos pelos professores para que os bons conceitos sobre o tema sejam tratados no dia a dia nas salas de aula, o que resulta em cidadãos mais conscientes e que cuidarão melhor do planeta.
Para a diretora do Colégio Notre Dame de Loudes, Irmã Marluce Almeida, os educadores tem a obrigação de agir de forma consciente e humanizada dentro do processo pedagógico, para que a escola consiga atender a obrigação de realmente formar não somente alunos, mas pessoas dignas.
“A encíclica vem para falar a nós sobre o cuidado com a casa comum e sem aquele discurso confessional. E diante disso, refletimos e vimos que enquanto educadores nós precisamos ter esse aprofundamento de como podemos intervir através da ciência no ensino dos nossos alunos. Por isso trouxemos aqui o professor Nilson para nos ajudar nessa reflexão”, considerou.
A professora de comunicação infantil, Ada Alves, afirma que a palestra serviu para que ela conscientemente refletisse sobre a responsabilidade que possui na aplicação de valores para seus alunos. “É uma reflexão muito boa como professora, sobre a função que realmente temos. Se aplicarmos esses valores no ensino, nossos adultos serão cidadãos melhores”, ressaltou.

Iniciativa
A Carta Encíclica Laudauto Si foi escrita pelo Papa Francisco e publicada em junho de 2015. Ela traz à tona a reflexão sobre a procura de lucro de forma irresponsável, a crença excessiva na tecnologia e a falta de visão política, por exemplo.
Diante da temática, o Colégio Notre Dame de Lourdes, que é agregado a “Rede Azul de Ensino”, convidou o professor Nilson Machado para palestrar aos professores, como forma de conscientizar o ensino nas salas de aula.
A palestra faz parte da programação de mais um ciclo de Educação Continuada, oferecida duas vezes ao ano aos professores e coordenadores do da instituição.

Confira a programação completa neste link http://portalcndl.com.br/ler/matematico-da-usp-abrira-semana-de-educacao-continuada_1360.html
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments