Auditores Fiscais da Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRTb) realizaram uma ação nesta quinta-feira (10), Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas (Lei Federal 12.645/2012) no Sesc Escola Cuiabá, no bairro do Porto, para estudantes do Ensino Fundamental. A atividade faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat)  desenvolvida pela Secretaria do Trabalho, Ministério da Economia.
Eduardo de Souza Maria, superintendente regional do Trabalho em Mato Grosso, explica que objetivo principal da campanha  implementar uma cultura de prevenção doenças e acidentes do trabalho no País, despertando desde já nas crianças e adolescentes a consciência para os riscos e danos que tais eventos causam para o trabalhador e para a  sociedade.
Durante a ação, os estudantes assistiram a vídeos, interagiram, e também tiveram a oportunidade de saber mais sobre o trabalho infantil e sobre o período certo para ingressarem na aprendizagem, que é a partir dos 14 anos desde que frequentando regularmente a escola.
Paulo Jean do Carmo Rosa, da Assessoria Técnica de Educação, Saúde e Assistência do Sesc, afirma que a instituição preza pela aplicação de uma metodologia inovadora, com foco nas propostas socioconstrutivistas, visando a aprendizagem transformadora e significativa de seus estudantes.
“A instituição é referência na educação inclusiva e desenvolve grandes trabalhos nas áreas das metodologias ativas e tecnologias educacionais, sempre se preocupando com a inserção de modelos mais adequados à contemporaneidade e realidade de seus estudantes”, pontua.
Na busca por uma educação na perspectiva integral dos indivíduos, detalha o assessor técnico, a Escola Sesc se preocupa com o ambiente escolar, em todos os seus aspectos, e a busca por ações mais abrangentes ocorre constantemente.
“Nesse contexto, uma grande parceria se firmou entre o Sesc e o Ministério da Economia, para o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escola. Esta parceria se faz extremamente importante, no intuito de promover a conscientização para os riscos e a prevenção dos acidentes nos ambientes escolares”, pondera.
Os estudantes tiveram a oportunidade de fotos, vídeos, animações da campanha contendo situações de maior risco de acidente em casa e nas ruas e, com isso, aprender estratégias para sua prevenção.
Houve momento para o desenvolvimento de debates e questionamentos, fato que, segundo Paulo Rosa, enriqueceu as aprendizagens sobre o tema, que possuem grande utilidade para os ambientes escolares, domésticos e diversos outros.
Para além dos diálogos, a campanha envolveu a organização de um concurso para a seleção de desenhos e frases relacionadas à segurança e saúde nas escolas, que contará com a massiva participação de toda a Escola Sesc.
Além do superintendente Eduardo de Souza Maria, participaram da atividade o chefe da Fiscalização Amarildo Borges de Oliveira, e o coordenador do Núcleo de Saúde e Segurança no Trabalho Bruno Davantel. A ação contou com o apoio do Sindicato do Técnicos de Segurança do Trabalho de Mato Grosso.
Rede Estadual
O Superintendente do Trabalho se reuniu com a Secretária de Estado de Educação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, em busca de parceria para a divulgação da campanha na rede pública estadual e todo material foi enviado para a Seduc para a realização do evento nas escolas da Baixada Cuiabana que aderissem ao convite.
Canpat
A origem da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – CANPAT está ligada à Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho, instituída em 1953. Em 1971 foi instituída a CANPAT, que se tornou de caráter permanente. O Ministério da Economia, que englobou o Ministério Trabalho, através da Secretaria do Trabalho e da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho – SIT, é o órgão de âmbito nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, inclusive a Canpat.
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments