Os alunos do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Notre Dame de Lourdes criaram produções artísticas na disciplina de História da Arte, inspirados nas obras do pintor holandês Vincent Willem Van Gogh, que em 2020 se completa 167 anos de seu nascimento.

A professora Vania Ferraz, responsável pela disciplina de história da arte, explica que desde o início do bimestre seus alunos estavam aprendendo sobre harmonias cromáticas e paleta de cores. O trabalho final foi se inspirar e criar a partir dos conhecimentos e da arte de Van Gogh.

“Não tem como abordar o assunto de cores, o uso de harmonia, sem falar de Van Gogh. Eu pedi para que os alunos fizessem pesquisas, analisassem obras e a história do artista, para que assim pudessem criar e se inspirar”, comenta a professora.

Os alunos utilizaram tinta acrílica, tinta guache, lápis de cor, grafite, entre outros itens para criar suas próprias obras.

“Houve quem fez o trabalho em preto e branco, mas com os traços parecidos com o do Van Gogh. Foi muito gratificante ver os nossos alunos inspirados e produzindo com essa sensibilidade”.

Van Gogh

Em março de 2020 completaram-se 167 anos do nascimento de Van Gogh, que vendeu apenas um único quadro – “O Vinhedo vermelho” – ao longo de seus 37 anos de vida. Ele se tornou conhecido após a sua morte, foi um dos artistas mais influentes do século XIX e, hoje, suas obras são adoradas pelo mundo.

Nascido em 1853, na Holanda, Vicent tornou-se pintor em 1880. Na cidade de Paris, França, ele conheceu e foi influenciado pelo movimento impressionista, cujo artistas buscavam captar e trazer aos seus trabalhos as impressões sensoriais deluz, movimento, cor e som.

O pintor também foi influenciado por gravuras japonesas, que admirava, especialmente por causa do colorido que apresentavam.

Van Gogh sofria de depressão e tinha diversas crises de alucinação. Em momentos de instabilidade e agressividade, chegou a cortar a própria orelha. Em julho de 1890, o ´pintor cometeu suicídio.

Estima-se que o artista pintou mais de 800 telas. Entre suas obras mais conhecidas estão: Os Comedores de batatas; Caveira com cigarro acesso; A ponte Debaixo de Chuva; Natureza morta com absinto; A italiana; A vinha encarnada; A casa amarela; Retrato do Dr. Gachet; Girassóis; Vista de Arles com Lírios; Noite Estrelada.

 

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments