Manifestante percorreram avenida principal de
Juara exigindo nova eleição
(Foto: Juaranet)

Os estudantes do Campus da Unemat de Juara, a 634 km de Cuiabá, realizaram um protesto ontem à noite, quinta feira (24) reivindicando uma nova eleição para a coordenação do Campus. Eles não aceitam Cleuza Regina Badan Taborda que está a frente da coordenação há seis anos.

Os manifestantes paralisaram as atividades acadêmicas, saíram da Praça dos Colonizadores  e percorreram a avenida principal de  Juara acompanhados pela Policia Militar empunhando cartazes e faixas. No trajeto, cantaram: “Universitário eu sou por autonomia, democracia e uma nova eleição eu vou, lutar, lutar”.

Os acadêmicos não concordam com o resultado das eleições e a continuidade de Cleuza Regina à frente do Campus e por isso exigem uma nova eleição. O movimento luta pela anulação da ultima eleição e para que seja utilizado apenas o novo estatuto para regulamentação com a presença de entidades competentes que possam acompanhar esta nova eleição.
Para os estudantes, é insustentável a continuidade de Cleuza a frente do Campus por não acharem que tenha ocorrido um “golpe” para ela se manter no poder.

O movimento estudantil recebeu o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso (Sintep) e de vários professores que se manifestaram através de cartas de apoio ao movimento que foram lidas pelos estudantes durante a passeata.
Entenda o caso:
Na eleição ocorrida no final do ano passado a disputa foi entre as as candidatas Cleusa Regina, à reeleição, e Lisanil. Dos votos válidos pelos acadêmicos Lisanil ficou com 115, e Cleusa com 58. Contando os votos dos professores, Lisanil obteve mais 10 votos e Cleusa 9.
Dos funcionários apenas Dirce Neide Formigone votou depois da eleição e deu a vitória a favor de Cleuza.

A indignação do DCE – Diretório Central dos Estudantes e da maioria dos acadêmicos e professores é com o fato de que para que a atual coordenadora participasse da eleição tenham sido utilizados dois estatutos: o velho e o novo. Acontece que ambos tem regulamentações diferentes, onde um garantia a sua candidatura e outro garantiria o voto da servidora Dirce Neide Formigone, que, como única eleitora da classe dos funcionários, obteve 100%, voto que beneficiou Cleusa.

Após Lisanil ser declarada vencedora do pleito, Cleuza Regina recorreu da decisão na Justiça comum. O Conselho Universitário CONSUNI deu parecer favorável a atual coordenação. Ou seja, enquanto permanece o impasse Cleuza continua a frente do Campus de Juara aguardando uma decisão final. (com Juaranet)
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 votes
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments