O médico coloproctologista Mardem Machado, diretor do Instituto de Gastro e Proctologia Avançada (IGPA), é um dos palestrantes do webinar “Retocolite ulcerativa e o papel da assistência farmacêutica no acesso aos medicamentos” promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da Farmácia de Atendimento ao Componente Especializado, nesta terça-feira (15.06), às 20h.

 

O webinar será realizado via aplicativo Zoom e visa discutir protocolos clínicos e acesso de pacientes a medicamentos para tratamento da retocolite ulcerativa. Dr. Mardem Machado foi convidado enquanto coloproctologista e perito da Farmácia de Atendimento ao Componente Especializado.

Os interessados na atividade devem acessar a sala de reunião, no dia e horário do evento, por meio deste link https://us02web.zoom.us/j/8515838728.

Dr. Mardem Machado participa do evento juntamente com a superintendente de Assistência Farmacêutica de Mato Grosso, farmacêutica Dra. Lucí Emília Grzybowski de Oliveira; e a Diretora Técnica da unidade, a farmacêutica Dra. Elizangela Vicunã.

Durante o webinar, os profissionais vão debater a atualização do Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica (PCDT) e abordar como ocorre o acesso dos pacientes que tratam a Retocolite Ulcerativa aos medicamentos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A incorporação do composto Vedolizumabe na tabela SUS também vai ser discutida no decorrer do webinar. O fármaco foi inserido na rede pública de saúde do país, no entanto o Ministério da Saúde ainda não disponibilizou o medicamento aos Estados. Atualmente, estão disponíveis no SUS 15 apresentações de medicamentos para o tratamento da retocolite ulcerativa.

A retocolite ulcerativa 

A retocolite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal crônica caracterizada por episódios recorrentes de inflamação que acomete predominantemente a camada mucosa do cólon. A doença usualmente afeta o reto e também variáveis porções proximais do cólon, em geral de forma contínua, ou seja, sem áreas de mucosa normais entre as porções afetadas.

0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments