Como o maior produtor de café do Estado de Mato Grosso, com quase 20 milhões de pés plantados (até 2010) e desenvolvendo uma pecuária leiteira que produz em média 25 mil litros de leite por dia, a Prefeitura de Colniza, município localizado a 1.065 km de Cuiabá, realiza, em 28 de julho deste ano, no Dia do Agricultor, o 1º Encontro Café Com Leite, que vai reunir produtores, técnicos e consumidores desses produtos para palestras, exposições e um concurso do café produzido na região.

O secretário municipal de Planejamento, Francisco Robério Cavalcante explica que a finalidade do encontro é a discussão de melhorias para as duas principais cadeias produtivas do município, a lavoura do café e a pecuária leiteira, com palestras técnicas para abordar novas tecnologias para essas duas atividades do campo.
Na cafeicultura, segundo Robério, o encontro vai trazer tecnologias para que o produtor dessa cultura possa melhorar o seu produto e, consequentemente, obter melhorias na produção, com maior qualidade e alcançar melhor preço na hora de comercialização da safra.
Na pecuária leiteira, a mesma preocupação, de acordo com o secretário de Agricultura Valdecir Fidelix, de proporcionar novos meios de produção, melhoria genética do rebanho, manejo e técnicas de ordenha, entre outros assuntos dessa atividade rural.
Para a realização do 1º Encontro do Café Com Leite de Colniza, os participantes da reunião discutiram os temas das palestras para um público estimado em mais de 1.000 produtores rurais, para conhecerem as novas tecnologias disponíveis para suas atividades.
Outro objetivo do encontro proposto na reunião é incentivar o cafeicultor a melhorar a produção, com a melhoria da qualidade do produto, que pode chegar à conquista do mercado regional, estadual, nacional e, por que não, o mercado internacional, com a exportação do melhor do café produzido no município, afirma Robério.
O coordenador da Aterc de Colniza, Darci Mallmann, lembrou que o município também é o maior plantador de cacau do Estado e pode se tornar seu maior produtor quando as lavouras passarem a produzir.
“Vamos investir no incentivo a esses produtores e o encontro será o primeiro passo para esse avanço na cadeia produtiva de Colniza”, destacou Robério Cavalcante. (Assessoria)
http://feeds.feedburner.com/blogdasandracarvalho
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments