A biópsia de câncer de estômago é frequentemente realizada durante uma endoscopia digestiva alta. Se o médico visualiza áreas anormais no revestimento do estômago durante o procedimento, são inseridos instrumentos para recolher amostras dessas áreas. Quem explica é o gastroenterologista e endoscopista Dr. Roberto Barreto, do Instituto de Gastro e Proctologia Avançada (IGPA), com sede em Cuiabá (MT).

De acordo com o especialista, os tipos de câncer de estômago estão localizados mais profundamente na parede do estômago, dificultando a biópsia por endoscopia.

“Se o médico suspeita que o tumor possa estar numa região mais profunda da parede do estômago, é utilizado o ultrassom endoscópico para guiar a agulha de biópsia até a parede do estômago, e coletar uma amostra do tecido”, explica.

As amostras de tecido para biópsia de câncer de estômago também podem ser retiradas de possíveis áreas de disseminação da doença, como linfonodos próximos ou áreas suspeitas em outras partes do corpo.

Dr. Roberto Barreto informa que a endoscopia digestiva alta com biópsia é feita com um tubo flexível de aproximadamente 1 cm de diâmetro, que tem uma microcâmera instalada na sua extremidade.

O endoscópio, como é chamado o aparelho, é introduzido pela boca e transmite imagens do tubo digestivo para um monitor.

“A biópsia também é realizada com o auxílio do endoscópio e consiste na coleta de uma amostra de tecido para ser analisada ao microscópio. O material colhido pode ser do esôfago, estômago ou porção inicial do intestino”, detalha.

Saiba mais

O preparo para a endoscopia digestiva alta com biópsia começa com um jejum de no mínimo 8 horas. Pessoas alérgicas ou que tomam medicação de uso contínuo devem sempre informar o médico antes do exame.

A endoscopia é feita com o paciente deitado sobre o lado esquerdo. Antes de introduzir o endoscópio é administrado um medicamento sedativo por via endovenosa, geralmente aplica-se também um spray com anestésico na boca.

O paciente também recebe um bocal de plástico entre os dentes, por onde passa o endoscópio.

O tempo de duração da endoscopia digestiva alta com biópsia pode variar conforme a complexidade do procedimento. Após o exame, é necessário ficar em observação durante um período mínimo de 10 a 30 minutos.

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments